Safra de cana pode ter até 6% de queda
A safra 2011/12 da cana começa neste mês marcada pelo pessimismo em relação à produtividade. A previsão de redução é de até 6% em relação à safra anterior (2010/11), que processou 556,1 milhões de toneladas na região centro-sul do país, informam Venceslau Borlina Filho e Marcelo Toledo em reportagem na Folha desta terça-feira (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
A avaliação é da Datagro Consultoria e considera o volume insuficiente de chuvas nos últimos oito meses, que impedem o crescimento da cana. Aliado a isso, há problemas da baixa manutenção dos canaviais e dos tratos culturais nas lavouras.
A temporada seria aberta nesta terça pelas usinas do grupo Batatais, em Batatais (352 km de SP) e Lins (431 km de SP), mas novamente um problema climático --agora o excesso de chuva num curto período-- fez com que fosse remarcada para o dia 21.
Sérgio Prado, representante da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) na região de Ribeirão --tradicional polo sucroenergético do país--, confirma a avaliação. "Não haverá aumento da produção porque a cana não teve tempo de maturação."
Comentários