Problema atingiu seis imóveis na Vila Guilherme na noite de segunda. Novos riscos fizeram 16 residências serem interditadas; não houve feridos.
Casas desabam após chuva na Zona Norte de SP
Seis casas desabaram na noite desta segunda-feira (28) na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo, após a chuva forte que atingiu a cidade. Ninguém ficou ferido, mas diversas famílias tiveram que sair de suas casas.
No total, 16 casas foram interditadas até o início da manhã desta terça-feira (1º), segundo o coronel Jair Paca de Lima, coordenador da Defesa Civil Municipal.
saiba mais
Chuva desta segunda-feira equivale a 24% do esperado para o mês, diz CGEBombeiros usam bote para resgatar passageiros de ônibus em SPA área foi isolada e guardas civis municipais preservavam a área nesta manhã. Existe o risco de novos desabamentos.
Alguns moradores de casas interditadas foram abrigados por vizinhos que não tiveram seus imóveis isolados. Além das casas, a parte de trás da Igreja Nossa Senhora de Fátima também desabou.
“Vi as casas caindo, barulho de madeira quebrando, telha quebrando, foi muito forte de barulho e até de sentir tremer o chão”, contou o vendedor Gabriel Basílio. A casa em que ele mora também foi interditada. A família precisou voltar ao local de madrugada para retirar a água que ficou no chão.
O problema aconteceu em uma rua bem próxima à Subprefeitura da Vila Guilherme. Os moradores pedem providências para evitar acidentes como este. “Corre o risco de cair a parede do prédio, e se cair vem várias casas, fora o resto que já caiu”, disse a vendedora Ligia Basílio.
De acordo com a Defesa Civil, a área não é de ocupação irregular. O desabamento ocorreu devido a uma acomodação do terreno, causada por infiltrações no solo e pelas chuvas dos últimos dias, que fizeram a área, que é muito íngreme, ceder.
A Defesa Civil e os bombeiros devem fazer uma nova vistoria nesta manhã para verificar se novas casas precisarão ser interditadas.
Comentários