Bebidas alcoólicas puxam vendas de supermercados em 2010
O setor de supermercados teve alta de 6,7% nas vendas em volume durante 2010 ante 2009, segundo pesquisa da Abras.
A cesta de bebidas alcoólicas foi a principal responsável pelo crescimento do consumo, com alta de 15,1%. Na sequência aparecem a cesta de bebidas não alcoólicas (10,8%), e de perecíveis (10,4%).
Os produtos que apresentaram maior crescimento em volume no ano passado foram queijo (21,7%), suco de frutos pronto para consumo (19,2%), cerveja (17,8%), refrigerante (10,6%) e carnes congeladas (10,5/5).
Na outra ponta os produtos que tiveram a maior queda no volume foram purê de tomate (-21,8%), sidra (-18,4%), loção pós-barba (-15,1%) e rum (-9,8%).
VENDAS 2010
As vendas reais dos supermercados tiveram alta de 3,68% em janeiro na comparação com mesmo período de 2010, segundo o Índice Nacional de Vendas divulgado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Na comparação com o mês de dezembro, houve uma queda real de 21,15%. Os índices foram deflacionados pelo IPCA, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
"A queda é considerada normal. Por ocasião das festas de final de ano, dezembro é o mês mais forte em vendas para o setor. É importante lembrar que também em janeiro os gastos familiares sobem com o pagamento de impostos e despesas escolares, fazendo com que as famílias apertem o cinto nas compras", diz o presidente da Abras, Sussumu Honda.
PREÇOS
A cesta de 35 produtos de largo consumo, o AbrasMercado, apresentou queda de 1% em janeiro na comparação com o mês anterior. Já ante janeiro de 2010 teve alta de 15,21%, passando de R$ 263,84 para R$ 303,97.
A região Norte do país teve a cesta mais cara, com R$ 343,71. A segunda posição ficou com a região Sul (R$ 330,26). Em seguida aparecem a Centro-Oeste (R$ 293,83), Sudeste (R$ 287,55), Nordeste (R$ 257,65).
Comentários