Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 28 de Fevereiro de 2011 às 13:05

    Imprimir


A União Europeia (UE) aprovou nesta segunda-feira um pacote de sanções contra a Líbia que inclui um embargo de armas e munições e o bloqueio de bens do líder líbio, Muamar Khadafi, em seu território.

O objetivo das autoridades europeias é aumentar a pressão sobre Khadafi para deter a violência contra os manifestantes que pedem a saída do líder.

De acordo com a decisão, outros 25 membros da família de Khadafi e pessoas próximas de seu regime também terão seus bens na UE congelados.

Além disso, o bloco proibiu a entrada de Khadafi e de outras 26 pessoas em seu território por tempo indeterminado.

O pacote ainda inclui a proibição de exportar à Líbia qualquer material, além de armas, que possa ser utilizado para reprimir manifestantes.

Sanções da ONU

Com a decisão, ratificada pelos ministros europeus de Energia em uma reunião em Bruxelas, a UE aplica as sanções determinadas pelo Conselho de Segurança da ONU no sábado e inclui restrições adicionais, explicou o ministro húngaro de Desenvolvimento Nacional, Tamás Fellegi, cujo país exerce a presidência rotativa do bloco.

As restrições entrarão em vigor depois de sua publicação no Diário Oficial da UE, "em questão de dias", de acordo com Fellegi.

A representante da União Europeia para Relações Exteriores, Catherine Ashton, disse que as sanções contra a Líbia terão efeito rapidamente.

"O que está acontecendo (na Líbia) - a violência contra manifestantes - choca nossa consciência e deve forçar nossa ação", disse Ashton em Genebra, em reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

No último sábado, o Conselho de Segurança da ONU também havia aprovado por unanimidade sanções contra o regime de Khadafi, pela violência com que vem lidando com os protestos contra seu governo.

O órgão aprovou um embargo à venda de armas, o congelamento de bens e apresentará denúncia por crimes contra a humanidade contra Khadafi no Tribunal Penal Internacional.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/100725/visualizar/