Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Fevereiro de 2011 às 17:18
Por: Dayane Pozzer

    Imprimir


Dayane Pozzer/OD

Duas ambulâncias novas entregues pelo governo federal ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Rondonópolis estão paradas desde o ano passado por falta de emplacamento e pagamento do seguro obrigatório. As providências deveriam ser tomadas pela prefeitura, que recebe recursos do governo federal para manter o serviço.

Segundo informações repassadas à reportagem, os veículos chegaram em setembro do ano passado entregues pelo Ministério da Saúde, mas a entrega oficial aconteceu após as eleições, em outubro. As ambulâncias vieram equipadas com desfibrilador (para reanimação cardíaca) e oxímetro digital (que mede a pressão arterial).

Na época, o atual coordenador do Samu, Israel Paniago, relatou que as duas novas ambulâncias seriam muito úteis para o serviço e iriam trazer mais economia com manutenção. Ele explicou também que a entrega das viaturas era parte de uma política do Ministério da Saúde de renovação das frotas.

Para cada ambulância básica o município recebe mensalmente do órgão federal R$ 12,5 mil e para cada avançada R$ 18 mil. Os valores são repassados apenas para viaturas habilitadas e, atualmente, o Samu de Rondonópolis têm três ambulâncias habilitadas, sendo duas básicas e uma avançada.

Conforme um funcionário do Samu que não quis ser identificado, para atender o município três ambulâncias são suficientes, no entanto, se as novas estivessem aptas facilitaria o trabalho quando um veículo vai para a manutenção, algo que ocorre constantemente e acarreta a redução da capacidade de atendimento.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/100776/visualizar/