Facebook muda e gera reclamações de usuários
Quando você está quase se acostumando com a estrutura do Facebook, Mark Zuckerberg e seus colegas vão lá e mudam. De novo. Na confusão, a reação dos usuários nem sempre é boa.
A mudança mais recente foi no serviço de publicação e visualização de fotografias do Facebook. As reclamações em relação ao novo visualizador de imagens chegaram a ser violentes, pelo menos verbalmente. "Eu odeio o novo visualizador de fotos do Facebook", disse uma estudante de Mauá em um grupo de discussões.
No post do Facebook que anunciou a mudança, mais gente enfurecida: "Geralmente eu não reclamo das mudanças no Facebook, porque, na maioria das vezes, são mesmo melhoras. Mas o novo visualizador de fotos me dá ânsia de vomito. É para tornar a visualização mais fácil, mas encolhe nossas imagens e as mostra com um fundo que, francamente, parece mais um erro de navegador", reclamou um dos usuários, seguido por mensagens de apoio.
As mudanças na área dedicada às imagens foram extensas: além do novo visualizador, agora podem ser publicados arquivos de maior resolução, o processo de marcação foi facilitado e a ferramenta de upload está mais estável e confiável, segundo a própria empresa.
PERFIL
A obrigatoriedade do novo formato de perfil -que era opcional- foi outra mudança que causou polêmica.
"Não! Eu odeio o novo perfil e ele é uma merda! Por que vocês não ouvem o que as pessoas estão pedindo em vez de fazer o que não queremos?", vociferou um usuário, no blog do próprio Facebook. "O Facebook só ouve a si mesmo, com o Mark dizendo a todos o que ele quer, não o que os usuários gostam", respondeu outro.
A partir do dia 10 de janeiro, o novo modelo de perfil da rede passou a ser regra para todos os usuários. O formato traz funções como um pequeno resumo sobre o usuário no topo da página, uma lista de fotos em que ele foi marcado recentemente e um espaço dedicado a destacar os amigos com os quais o usuário tem alguma relação diferenciada (colega de quarto, por exemplo).
COMUNIDADES
Como tudo em uma rede social, os problemas com as novas mudanças no Facebook fizeram com que os usuários se organizassem em comunidades e grupos de discussão.
A página "Eu odeio o novo perfil do Facebook", por exemplo, já tem mais de 13 mil fãs --aqueles usuários que clicaram no botão Curtir, no topo da página. Apenas duas das páginas feitas contra o novo visualizador de imagens já somam mais de 10 mil fãs.
Comentários