Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 26 de Fevereiro de 2011 às 11:20

    Imprimir


Opositores políticos no Irã pediram à população do país que volte às ruas na próxima terça-feira para reivindicar a libertação dos líderes reformistas Mir Hossein Mousavi e Mehdi Karroubi, supostamente em prisão domiciliar há duas semanas.

O pedido ocorre em meio a incessantes rumores sobre o paradeiro e o estado de saúde dos dois ex-candidatos à Presidência do país, acuados pelo regime desde que, em junho de 2009, qualificaram de fraudulenta a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Suas respectivas casas foram tomadas pela Polícia secreta e outras forças de segurança no início de fevereiro, depois que ambos convocaram protestos para o último dia 14.

Dezenas de agentes se mobilizaram em frente às residências de ambos, cortaram as linhas de telefone, colocaram barreiras no local e, desde então, impedem o acesso de todos os familiares, inclusive seus filhos.

Mesmo assim, os sites repetiram a convocação ao protesto para o último dia 20, manifestações que, como as do dia 14, foram reprimidas de forma violenta pelas forças de segurança.

Nesta semana, vários sites assinalaram que Mousavi tinha sido hospitalizado após sofrer um ataque cardíaco, notícia que não foi confirmada nem desmentida.

Neste sábado, a organização Campanha Internacional de Defesa pelos Direitos Humanos no Irã, assinala que ambos os líderes opositores teriam sido levados a um quartel da Guarda Revolucionária aos arredores de Teerã, informação que também não foi confirmada nem desmentida por fontes oficiais.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/100820/visualizar/