Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Fevereiro de 2011 às 08:46
Por: Ednilson Aguiar

    Imprimir


A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, foi eleita vice-presidente do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais e Dirigentes de Turismo (Fornatur). A eleição aconteceu na 1ª reunião anual do fórum realizada nesta quinta-feira (24) durante o 17º Workshop & Trade Show CVC 2011, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A diretoria do Fornatur é composta por nove membros, sendo quatro diretorias (presidência, vice, secretário executivo e presidente do Conselho dos ex-presidentes) e de cinco vice-presidentes regionais (Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sul e Suldeste). O mandato da nova diretoria é de um ano.

Para a secretária Teté Bezerra, que está no cargo há dois meses, assumir a vice-presidência do Formatur na região Centro-Oeste representa o reconhecimento nacional do trabalho que o Governo do Estado vem desenvolvendo na área do turismo, principalmente na definição de políticas públicas que visam a consolidação de Mato Grosso com um dos principais destinos turísticos brasileiros. “Temos um potencial turístico imensurável. Somos o único Estado brasileiro que possui três biomas e que está investindo na infraestrutura turística para melhor receber turistas de todos os lugares do mundo”, frisou a secretária. Ela acrescentou ainda que na vice-presidência do fórum vai propor uma ação macro regional com os demais estados do Centro-Oeste. “A região Sul do País já desenvolve um trabalho em conjunto na divulgação da região. Pretendemos fazer igual no Centro-Oeste”.

Durante a reunião da Fornatur, o ministro do Turismo, Pedro Novais, apresentou a política nacional do turismo, que vai priorizar o desenvolvimento regional, inclusão e preservação do patrimônio cultural, tudo isso por meio do viés sustentável. “Vamos descentralizar as ações do Ministério. A tônica é manter o avanço sólido e paulatino do setor, investindo na infraestrutura e capacitação profissional de forma simultânea. Pretendemos investir pesado na promoção de eventos para a divulgação dos destinos e regiões. Tudo isso vai aumentar a competitividade dos produtos e serviços no mercado interno e externo”, explicou Novais.

Já o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Augusto Lopes Moysés, anunciou o projeto que vai divulgar o Brasil em mais de 40 países. Como o tema “Brasil te chama”, a Embratur estabeleceu uma agenda comercial no exterior, onde serão apresentadas as nossas potencialidades turísticas. “Um levantamento do Banco Central registrou um aumento de 5% das despesas de turistas estrangeiros no Brasil em janeiro de 2011. A comparação é feita com o mesmo período de 2010. No primeiro mês do ano, os turistas estrangeiros deixaram US$ 595 milhões no país. Em janeiro do ano anterior, foram gastos US$ 566 milhões. Esses dados mostram que crescemos 14% em relação a 2009. Estamos no caminho certo”, enfatizou o dirigente da Embratur.

Teté Bezerra disse ainda que no último dia do 17º Workshop & Trade Show CVC, foram apresentados aos secretários de turismo, pelo presidente da CVC, os novos nichos do setor, como lançamento de roteiros e serviços inéditos, tanto para brasileiros que estão em busca de conhecer melhor seu País, como para estrangeiros que fazem do Brasil a 37.ª posição no ranking dos países mais visitados do mundo, com cinco milhões de turistas ao ano.

"Depois de conquistar a casa própria e o automóvel, é a vez do brasileiro investir na realização do sonho da viagem. Esse movimento já está acontecendo e estimulando a criação de novos negócios e produtos no turismo. Tudo isso agregado ao fato de sediarmos a Copa do Mundo de 2014, o setor do turismo será um dos mais aquecidos, consequentemente isso vai refletir na economia. Diante disso, as operadoras estão investindo em novos roteiros e Mato Grosso será um dos deles”, comemorou a secretária de Turismo de Mato Grosso.

Uma das novidades apresentadas no Fornatur é o início da operação e comercialização de viagens para localidades pouco conhecidas, porém desejadas por um novo perfil de turista brasileiro – o que já conhece boa parte do Brasil e do mundo, mas que sonha em desfrutar de novas vivências e que está em busca de "viagens de experiências" e de incursões em determinadas culturas. Como resultado desta movimentação, a partir de março, a CVC lança uma nova programação de viagens, chamada "Descobertas", que até junho deste ano apresentará 20 novos roteiros inéditos pelo Brasil, rumo a destinos turísticos do País pouco conhecidos pelos brasileiros, pela dificuldade de acesso ou pela inexistência de pacotes similares no Brasil. As informações são da assessoria.





Fonte: JM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/100843/visualizar/