Prefeitura de Boston (EUA) usa site Catraca Livre como modelo
A Prefeitura de Boston, nos EUA, está usando o site Catraca Livre, idealizado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, colunista e membro do Conselho Editorial da Folha, como um dos modelos para criar um projeto de comunicação destinado a facilitar o acesso de estudantes das escolas públicas aos serviços da cidade.
Técnicos da prefeitura participaram de um encontro do MediaLab, no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), onde o Catraca Livre foi apresentado por Gilberto Dimenstein, atualmente desenvolvendo um projeto de jornalismo comunitário e educação, batizado "Open City", em Harvard --pesquisadores do MediaLab estão envolvidos nesse projeto, que conta com apoio do Google e IBM.
"O que nos chamou a atenção foi a simplicidade do Catraca Livre, por agregar de forma atraente o que existe de acessível numa cidade", afirma Erik Michaels-Ober, um dos repensáveis pelo desenvolvimento do projeto na Prefeitura de Boston. Erik integra um programa chamado "Code For America", que visa facilitar o acesso a informações públicas usando novas tecnologias.
Pesquisas realizadas pela prefeitura mostram que os estudantes das escolas públicas conhecem pouco o que existe de gratuito na cidade e, assim, perdem a chance de melhorar seu repertório cultural e reforçar a aprendizagem.
Comentários