Reunião analisa resultados das ações executadas pelos Ipens em 2010
A pauta de trabalho destinada aos diretores dos Institutos de Pesos e Medidas (Ipens) que atuam junto ao Inmetro, no segundo dia da Reunião Regional do Ciclo de Relacionamento com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBLMQ-I) foi baseada em informações técnicas. As decisões, no entanto, serão tomadas no último dia do evento, previsto para esta quinta-feira (24.02). Na ocasião deverá ser agendada a data e local do próximo encontro.
Entre os vários temas, a questão da auditoria, foi debatida pelo auditor chefe do Inmetro, José Autran Teles Macieira. Ele apresentou uma explanação dos relatórios de 2010 com informações pertinentes ao exercício deste ano.
Pré-medidos, supervisão metrológica, ferramentas e planejamento 2012 para o setor de informática, atas e registro de preços para adesão, padrões, lacres e etiquetas 2011, também foram discutidos.
O último tópico do dia foi os cronotacógrafos. Trata-se do equipamento que registra a velocidade, tempo e distância percorrida por veículos de transportes de produtos perigosos e automóveis que transportam passageiros com mais de dez lugares.
A perspectiva é de que o setor receba atenção especial em 2011 no quesito verificação do instrumento.
Para o encerramento, ficou reservada a questão ligadas a finanças. O tema será tratado individualmente com diretores de cada Estado. Como é a I Reunião Regional com a RBMLQ-I da Região Centro-Oeste, o orçamento em questão envolve Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, mais Tocantins.
O evento sediado pela primeira vez em Cuiabá, acontece no Hotel Holiday Inn.
Primeiro dia
Na terça-feira (22.02), o evento discutiu a evolução da receita, analisada por meio de acompanhamento.
Entre outros assuntos, esteve em discussão à transferência de recursos do Inmetro para a Rede (RBMLQ-I), que compreende os Ipens (Instituto de Pesos e Medidas). No caso de Mato Grosso, o órgão delegado é o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Mato Grosso (Imeq-MT).
Comentários