Desabamento deixa mãe e filha feridas em SP
O desabamento de uma casa deixou mãe e filha feridas na tarde desta segunda-feira em Americanópolis, na zona sul de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as duas foram socorridas por vizinhos e encaminhadas a um hospital. Não há informações sobre os estados de saúde.
O acidente, na rua Santa Cruz do Rio Pardo, ocorreu durante as fortes chuvas que atingiram a cidade. Sete veículos dos bombeiros estão no local para avaliar a situação e evitar novos acidentes.
TRANSTORNOS
A chuva já provoca alagamentos, transbordamento de córregos e provocou o fechamento do aeroporto de Congonhas (zona sul da cidade).
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, o córrego Ipiranga transbordou na altura da avenida Abraão de Morais, entre as ruas Fagundes Filhos e Ribeiro Lacerda, O rio Tamandauteí também transbordou, na altura da rua Brigadeiro Jordão com avenida do Estado, próximo à avenida das Juntas Provisórias. Com isso, a região do Ipiranga (zona sul) entrou em estado de alerta às 14h40.
Na zona norte, o córrego Tremembé também transbordou na altura da rua Conchilia, deixando a região da Subprefeitura Jaçanã/Tremembé em alerta desde as 14h50.
As outras regiões da cidade estão em estado de atenção. A escala usada pelo órgão passa por observação (condições normais), atenção (possibilidade de alagamentos), alerta (transbordamento de rios e córregos) e alerta máximo (estado de calamidade pública).
O aeroporto de Congonhas está fechado desde as 14h19 para pousos e decolagens. Às 14h20, a aeroporto registrou, segundo o CGE, rajadas de vento de até 50 km/h. Houve registro de granizo na região.
O Corpo de Bombeiros informou ter atendido 32 ocorrências relacionadas à chuva até por volta das 15h40, em toda a cidade.
A concessionária Ecovias informou ter bloqueado uma pista da via Anchieta, sentido litoral entre o km 10 e o km 13, como medida preventiva ao transbordamento do ribeirão dos Couros, em São Bernardo do Campo.
De acordo com a Ecovias, o tráfego está fluindo pela pista marginal da via. Por volta das 15h50, havia lentidão apenas no sentido São Paulo da Anchieta, entre o km 13 e o km 10, devido ao excesso de veículos.
ALAGAMENTOS
Por volta das 15h30, o CGE registrava 17 pontos de alagamento na cidade. Cinco pontos eram intransitáveis --aqueles que impedem a passagem dos veículos. Veja os locais:
- rua Dr. Mário Vicente x avenida Dr. Ricardo Jafet (ambos os sentidos)
- avenida Professor Abraão de Morais x rua Ribeiro Lacerda (sentido Imigrantes)
- avenida Professor Abraão de Morais x avenida Fagundes Filho (sentido São Paulo)
- avenida Professor Abraão de Morais x rua Frei Rolim (ambos os sentidos)
- avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello x rua Américo Vespucci (ambos os sentidos)
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), cerca de 40 semáforos apresentavam problemas no horário.
O metrô opera com restrição de velocidade nas estações abertas.
Comentários