Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 08 de Setembro de 2013 às 14:04

    Imprimir


Desde 14 de Agosto, após a reunião no Palácio do Planalto quando o GSI e a Abin apresentaram os softwares cGov e o CriptoGov aos principais assessores de ministros – como revelou ontem a Coluna – muitas pastas acionaram o ‘modo de segurança’ dos telefones que estavam abandonados pelas excelências.



 
Mas o Itamaraty se blindou há mais de ano, e utiliza o chamado ‘telefone vermelho’ (não pela cor, mas pelo tom de importância do diálogo) para comunicação das embaixadas com o Ministério das Relações Exteriores em Brasília. O que pode ter dificultado o monitoramento dos EUA.



 
É por isso que, no organograma da denúncia do Fantástico, os dados mostram que a NSA monitorou apenas Dilma e os ministros, mais descuidados. Não há registro de espionagem diplomática.



 
O ‘modo de segurança’ dos telefones dificulta qualquer rastreamento que eventualmente ainda seja feito pela NSA americana.


 
Assim que instalados no Planalto e principais pastas, os softwares vão dificultar qualquer espionagem futura. O cGov é um sistema que blinda a conversa por telefone, mas só vale quando o interlocutor também o usa. Em qualquer escuta, o araponga só ouve ruídos.


 
O CriptoGov é um drive, também desenvolvido pela Abin em pesquisa de anos, que codifica as mensagens de e-mails. O gabinete presidencial já o utiliza.




Fonte: Do UOL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/10162/visualizar/