Navios iranianos ainda não têm autorização para passar em Suez
O órgão responsável pelo Canal de Suez, no Egito, ainda não recebeu aprovação militar para permitir que dois navios da marinha iraniana cruzem o Canal em direção ao norte do Mar Mediterrâneo, afirmou neste sábado uma fonte da entidade.
"Os dois navios ainda não chegaram à entrada sul do Canal e nem sequer estão na área de espera", disse a fonte à Reuters. "A aprovação pode chegar até nós a qualquer momento e o Canal de Suez vai concordar com sua passagem imediatamente após a aprovação ser recebida", acrescentou a fonte. A aprovação permitirá que os navios "entrem com o primeiro comboio que venha do sul".
Seriam os primeiros navios militares iranianos a cruzarem o Canal desde a Revolução Islâmica de 1979. O ministro de Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, disse na quarta-feira que o plano do Irã de enviar os navios através do Canal rumo à Síria foi uma "provocação".
Uma fonte do exército egípcio afirmou na sexta-feira que os militares haviam aprovado o pedido do Irã, que impôs um teste diplomático inicial para o governo interino do Egito após a queda do presidente Hosni Mubarak, na semana passada.
Aliados ocidentais do Egito estão monitorando sugestões de qualquer mudança na política do país africano em relação a seus vizinhos, especialmente Israel, com o qual tem um tratado de paz.
Comentários