Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Fevereiro de 2011 às 14:37
Por: JOÃO BOSQUO

    Imprimir


Lenine Martins/Secom-MT
Comércio é um dos segmentos que mais crescerá com a implantação do Terminal Intermodal em Itiquira
Comércio é um dos segmentos que mais crescerá com a implantação do Terminal Intermodal em Itiquira

A expectativa dos empresários de Itiquira (357 km ao sul de Cuiabá) quanto ao progresso que a cidade começa a vivenciar com a construção do terminal intermodal – cujo lançamento das obras será neste sábado (19.02), com a participação do governador Silval Barbosa e presença dos presidentes da América Latina Logística (ALL), Paulo Basílio, e da Seara, Santo Zanin, representante do Ministério dos Transportes entre outros – é muito grande.

O prefeito Ernani José Sander – um entusiasta que lutou pela implantação do terminal no município – afirma que os comerciantes já estão sentindo a pressão das mudanças que a ferrovia impõe e que vai aumentar com a chegada de novos investimentos. Ernani Sander não esconde a emoção em falar do empreendimento – construção do terminal e da planta da Seara – que vai gerar renda e empregos.

Os pequenos empresários acreditam que essa nova matriz de renda será o que vai impulsionar investimentos. A empresária Lourdes Oliveira, no ramo de confecções, com uma pequena loja localizada na Av. Cuiabá, diz que “economia de Itiquira vive muito em função do serviço público” e isso precisa mudar. Ela sabe que essa mudança está acontecendo embora, nesse primeiro momento com a instalação do canteiro de obra, as vendas em sua boutique de moda masculina e feminina não sentiram os reflexos. Mas Lourdes sabe o motivo: “homem compra menos que mulher”, afirma. Lourdes Oliveira ressalta que está preparada para o aumento da demanda. “As vendas vão aumentar quando as famílias começarem a se instalar na cidade”, analisa.

Há sete anos com seu comércio, em instalações próprias, Lourdes Oliveira acredita que a novas lojas de confecções irão surgir na cidade e isso é importante, não apenas para o consumidor, também para os próprios empresários que precisarão se reciclar e não ser sugados pela concorrência.

O dono da oficina de mecânica pesada, Neuri Bagio, 50 anos, é um dos primeiros a ser beneficiados com a instalação do canteiro de obras do terminal intermodal e das obras da usina de calcário. “Itiquira estava mesmo precisando de algo assim”, afirma. Bagio comenta que o movimento em seu estabelecimento melhorou bastante e espera que continue da mesma forma. Ele, contudo, faz a ressalva que a cidade está precisando de uma loja de auto-peças para não precisar viajar até Rondonópolis.

A jovem farmacêutica Patrícia Rossoni, recém formada em Marília (SP), que em sociedade com o noivo abriu a Drogaria Mato Grosso, diz que Itiquira, “apesar de uma cidade pequena”, tinha demanda para mais uma farmácia. Com a nova farmácia, agora a cidade conta com cinco estabelecimentos. Ela diz que com o aumento da população – que vai se dar inevitavelmente – cresce a demanda para todos os segmentos do comércio, inclusive o farmacêutico.

O prefeito Ernani Sander diz que o município vai crescer e no primeiro momento – além dos investimentos de novas indústrias – precisa de mais um hotel. Atualmente conta com três, segundo ele, e para atender essa demanda inicial é suficiente. “Dependendo do projeto, o investidor pode procurar a prefeitura”, comenta.

A obra de construção do terminal intermodal em Itiquira é da ALL, concessionária da Ferrovia Senador Vicente Vuolo no Estado de Mato Grosso, cujo projeto de expansão prevê sua chegada até Cuiabá. O lançamento está previsto para 9 horas, e o local é no 14 km, da rodovia MT 299.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/101756/visualizar/