Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Fevereiro de 2011 às 08:15

    Imprimir


Mais 441 casos de dengue foram registrados em Mato Grosso, em 6 dias. A média de notificações é de aproximadamente 74 novos pacientes diariamente. Em 2011 já são 2.486 ocorrências em todo Estado, sendo 10 casos graves, além de 3 óbitos (2 confirmados e 1 sob investigação), conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES). Embora o número de contaminados seja preocupante, estão bastante abaixo, se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 22.490 notificações da doença.

Até agora os municípios que registraram mortes pela dengue foram General Carneiro (1 confirmado), Pedra Preta (1 confirmado) e Sorriso (1 sob investigação). Porém, Cuiabá continua na frente em número de registros de pacientes. Na Capital são 282 casos, com 5 agravamentos. Desses casos graves, 3 não residem em Cuiabá. Os pacientes são de Tangará da Serra, Nova Brasilândia e Alto Paraguai, além de 1 morador de Manaus, no Amazonas. Sinop é a segunda colocada no ranking de pacientes, com 385 casos, seguida dos municípios de Várzea Grande (79 casos) e Rondonopólis (76 pacientes).

Apesar de ter ocorrido uma queda nos registros de um ano para outro, a SES pede que a população se mantenha em alerta e pratique hábitos que evitem o nascimento do mosquito transmissor da doença, única forma de prevenção e combate a dengue.

Os cuidados são simples: manter reservatórios e outros recipientes que armazenam água, bem tampados e limpos por dentro, lavando-os com escova e sabão semanalmente. Remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes. Vasos e pratinhos de plantas devem ficar cheios de areia ou lavados com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água. (Com assessoria)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/101807/visualizar/