Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Fevereiro de 2011 às 21:41

    Imprimir


Assessoria
Crianças ouvem na rua palestrante sobre os cuidados para evitar acidentes no trânsito.
Crianças ouvem na rua palestrante sobre os cuidados para evitar acidentes no trânsito.

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Nortelândia desencadeou nesta quarta-feira o projeto Educação no Trânsito, desenvolvido em parceria com a Policia Militar e a Gerência Regional de Trânsito de Tangará da Serra. O projeto visa orientar crianças e adolescentes sobre normas de um trânsito seguro, tanto para pedestres como para motoristas, promovendo a proteção e segurança da vida de todos no trânsito.

Na manhã desta quarta-feira (16), professores da rede municipal de ensino conduziram alunos até a Praça Edgar de Araújo, no centro da cidade, onde elas assistiram a uma palestra com o Gerente Regional de Educação no Trânsito da Regional de Tangará da Serra, Leomir Nunes, o Bicaco. O palestrante discorreu sobre as regras básicas de trânsito e os cuidados que se deve ter para evitar acidente nas vias públicas, mesmo assunto tratado com os motoristas da prefeitura e de ônibus escolares, como de terceirizados que prestam serviços para a administração municipal.

Bicaco aproveitou a sinalização das ruas e avenidas de Nortelândia para demonstrar como atravessar ruas e como estar atento para evitar acidentes nas vias públicas, principalmente entre jovens usuários, elevando assim a percepção sobre o impacto da falta de cuidados básicos na vida das pessoas. Outro ponto abordado com os motoristas, no primeiro dia do projeto, é a relação perigosa de bebida e celular com direção, fatores responsáveis por grande parte dos acidentes que ocorrem no trânsito mundial.

O prefeito municipal Neurilan Fraga, participou da abertura do projeto e destacou a importância de esclarecer dúvidas e informar crianças e adolescentes sobre normas e comportamento adequados no trânsito, evitando acidentes e mortes por falta de cuidados essenciais.

“Importante orientar as crianças, que acabam se tornando disseminadores daquilo que aprenderam junto aos adultos e cobram deles o uso do cinto de segurança por exemplo. Dessa forma podemos minimizar a ocorrência de acidentes graves que ocorrem no dia-a-dia que provocam seqüelas ou mortes violentas” disse o prefeito.

Quase 1,2 milhões de pessoas morrem em todo o mundo como resultado de colisões de trânsito a cada ano, esses números representam mais de 2,1%¨da mortalidade global, comparável ao número de mortes provocadas por doenças como malária e a tuberculose, por exemplo.

Outros milhões são lesionados e freqüentemente tornam-se deficientes pelo resto da vida. Em torno de 85% das mortes por acidentes de trânsito ocorrem em países de baixa e média renda, a um custo de 1% a 1,5% do produto nacional bruto a cada. Sem uma providência, mortes e deficiência por acidentes de trânsito deverão aumentar devido a crescimento do número de veículos.

O consumo de álcool acaba por aumentar a possibilidade de acidentes, principalmente entre jovens e homens, elevando em até cinco vezes a probabilidade de as pessoas que bebem e dirigem se envolverem em acidentes.

A redução das lesões e mortes no trânsito é um desafio mundial. Mais de um milhão de pessoas de todas as nações são vítimas fatais de acidentes de trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cinco fatores que causam o maior número de mortes e lesões no trânsito entre os quais está a não utilização do cinto de segurança.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, os acidentes de trânsito representam a principal causa de mortes de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizou um levantamento de dados constituídos a partir da pesquisa “A balada, a carona e a Lei Seca”, realizado em 2009, em seis capitais brasileiras, onde registrou que apenas 2 em cada 10 jovens do ensino médio usam sempre o cinto de segurança.

Segundo o Ministério da Saúde, a frequência com que as pessoas dirigem depois de beber subiu. Em 2007, ano anterior à lei que instituiu a chamada Lei Seca, 2,1% assumiam dirigir alcoolizado. Em 2008, o número caiu pra 1,4%, mas voltou a subir em 2009, com 1,7%.

Os homens são os que mais cometem a infração. Em 2007, eles representavam 4,1% do total, o índice caiu para 2,8% em 2008, e subiu para 3,3% em 2009. Nas Capitais, os maiores percentuais entre os homens foram registrados em Aracaju (8,7%), Teresina (5,9%) e Rio Branco (5,5%). Ainda segundo a pesquisa publicada pelo site G1 no ano passado, a maior incidência está entre adultos de 25 a 34 anos (2,1%) e de 35 a 44 anos (2%). O número cai para 1,8% entre os jovens de 18 a 24 anos.

Durante toda a semana, soldados da Policia Militar sob o comando do Sargento José do Egito Alves Lôbo, estarão nas ruas e avenidas da cidade de Nortelândia, orientando e fiscalizando motoristas e pedestres, como parte da campanha deflagrada pela Secretaria Municipal de Educação de Nortelândia. 





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/101834/visualizar/