Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 16 de Fevereiro de 2011 às 20:50

    Imprimir


Subiu para 83 o número de casos confirmados de leptospirose nas cidades da região serrana do Rio de Janeiro, atingida pelas chuvas do dia 12 de janeiro que provocaram a morte de mais de 900 pessoas. Segundo a Subsecretaria e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, o município com o maior número de casos é Nova Friburgo, com 69 registros.

Também foram registrados oito casos da doença em Teresópolis, quatro em Petrópolis, um em São José do Vale do Rio Preto e outro em Bom Jardim. "Técnicos da subsecretaria permanecem fazendo o serviço de busca ativa, para detecção precoce de pacientes com possíveis sintomas da doença", diz a secretaria em nota.

Doença
A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira, presente na urina do rato. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos mistura-se à enxurrada e à lama, provocando o risco de contágio. A bactéria penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão.

Os sintomas mais comuns da doença são febre alta com calafrios, dor de cabeça e dor muscular, principalmente nos membros inferiores e na panturrilha. Também há casos em que os pacientes sentem náuseas, vômitos e diarreia, além de hiperemia conjuntival (olhos acentuadamente avermelhados).

Não existe vacina contra a leptospirose, que tem tratamento quando o diagnóstico é feito com antecedência. Moradores que tiveram suas residências tomadas pelas chuvas devem tomar medidas para evitar o contágio e procurar atendimento médico, quando apresentarem sintomas. As paredes, objetos e as roupas atingidas pela enxurradas devem ser lavados com uma mistura de água sanitária e água (quatro xícaras de café de água sanitária para cada 20 l de água). Já o alimento que teve contato com a água contaminada deve ser jogado fora, pois pode transmitir doenças. A caixas d"água também deve ser limpas e desinfetadas.

Chuvas na região serrana
As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário