Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Fevereiro de 2011 às 08:55
Por: Eliane bess

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secom-MT
Fiscalização estará em campo para colher informações sobre a conformidade do preservativo
Fiscalização estará em campo para colher informações sobre a conformidade do preservativo

Com o foco voltado para os preservativos masculinos, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Mato Grosso (Imeq-MT) inicia mais uma operação. Neste período que antecede o Carnaval, a orientação dos técnicos de metrologia e qualidade é para que o cidadão confira os principais itens de conformidade do produto. Entre eles, número do lote de fabricação e prazo de validade. A operação de Carnaval começa nesta quarta-feira (16.02) e se estende até o dia 25, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda.

“Estamos estudando a possibilidade de incluir também um município do Norte do Estado na operação, Aripuanã. Nas cidades mencionadas, a equipe visitará aleatoriamente pontos que comercializam o preservativo, como supermercados, farmácias e motéis”, revelou o coordenador de Avaliação da Conformidade do Imeq-MT, Bento Francisco Gomes Bezerra.

A fiscalização estará em campo para colher informações sobre a conformidade do preservativo. Entre elas, se tem a marca do fabricante, se no selo do Inmetro (ao lado do I maiúsculo) contem o número do Organismo de Certificação de Produto (OCP) e o número do lote. Este último item é considerado obrigatório, pois em caso de reprovação o produto precisa ser recolhido rapidamente do mercado e se não tiver o número do lote o problema torna-se muito maior.

De acordo com Bento, o cidadão é um parceiro eficaz na ação, contribuindo com atitudes simples como a de verificar itens considerados essenciais para sua própria segurança. “Estar atento a data de fabricação e a data de vencimento ou prazo de validade, logomarca do Inmetro que é a marca da conformidade, a origem do produto e o número de registro no Ministério da Saúde”, orientou.

Outra informação que o preservativo masculino deve conter na embalagem são os dizeres “produto de uso único” e “abrir somente na hora de uso”, além de indicar se o preservativo é lubrificado com espermicida.

Aproveitando a operação de Carnaval, o Imeq realizará paralelamente a verificação de chupetas e mamadeiras que são vendidos em farmácias e supermercados.

PRESERVATIVOS APREENDIDOS

No ano passado o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Mato Grosso apreendeu 300 unidades de preservativos na fronteira do Estado com o Pará, comercializado em supermercado. Não foi durante a operação de Carnaval, e sim durante uma operação de rotina.

No caso das farmácias, elas sofrem uma fiscalização diferenciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Inmetro (em Mato Grosso pelo Imeq-MT) e outros Órgãos.

Vale ressaltar que a operação de Carnaval realizada em 2010 superou as expectativas, sendo classificada como satisfatória nos estabelecimentos de padrões A e B, mas a regra geral é válida para todos: o consumidor não deve adquirir produtos fora da conformidade e comunicar o Imeq-MT.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/101943/visualizar/