Balanço Energético de Mato Grosso está disponível na Sicme
A Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) disponibiliza a partir desta terça-feira (15.02) o Balanço Energético do Estado de Mato Grosso e Mesorregiões 2010 – ano base 2009. Elaborado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético da UFMT, o livro traz amplos subsídios para a área energética.
“A retomada da elaboração dos balanços energéticos estaduais em 2002, com a série histórica 1995/2001 e a partir de 2004, por mesorregiões, representa a disponibilização de um instrumento sempre atualizado, fundamental para o planejamento energético regional e para a implantação e tratamento das políticas para o setor”, declarou Pedro Nadaf, secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia do Estado.
Para executar o Balanço, a equipe técnica formada por profissionais de diversas áreas, como engenheiros eletricistas e químico, economista, cientista da computação e administradora, saíram em campo pesquisando. O resultado é traduzido através de uma metodologia que segue os padrões editados anteriormente, quanto aos critérios, definições e conceitos do Balanço Energético Nacional (BEN). Para Mato Grosso, diferentemente de outros Estados, foi adotado a classificação de Mesorregiões do IBGE. Com isso, permite maior compreensão das informações sobre a produção, importação, transformação e consumo de energia no Estado e de suas cinco mesorregiões (Norte, Nordeste, Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste).
Segundo Pedro Nadaf, o referido trabalho inova em relação às edições anteriores trazendo importantes informações socioeconômicas relacionadas à energia e apresenta os coeficientes de intensidade energética em setores da economia. “Estes coeficientes são úteis para a análise da forma como a energia vem sendo consumida e a magnitude do consumo de energéticos por unidade monetária do valor adicionado. São indicadores úteis para a formulação de programas de eficiência energética setoriais”, destacou.
O material poderá ser consultado em publicação impressa e digital (CD), disponível na Secretaria de Indústria, Comércio, Minas situada na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá, gratuitamente. Também pode ser acessada no site www.sicme.mt.gov.br.
Comentários