PF suspende concessão de refúgio a haitianos que vêm ao Brasil
A Polícia Federal suspendeu ontem a concessão do protocolo de pedido de refúgio aos imigrantes do Haiti, que estavam ingressando legalmente no Brasil pelo Peru.
Sem o documento, cerca de 40 haitianos estão, desde o fim de semana, barrados na fronteira entre as cidades de Brasiléia (AC) e a peruana Iñapari.
Outros 30 haitianos aguardam para entrar no país por Tabatinga (AM). Eles podem ser deportados se abordados por agentes da PF na cidade sem o documento, diz o órgão.
Nos últimos 13 meses, após o terremoto no Haiti, mais de 1.200 haitianos migraram para o Brasil. No Amazonas, 817 conseguiram o protocolo. Outros 207 o fizeram no Acre. O restante retornou para o Peru ou a Bolívia, diz a Pastoral do Migrante da Igreja Católica.
Em Tabatinga, 304 haitianos receberam o documento na última semana, em força-tarefa da PF. Eles chegam em buscam de trabalho para mandar dinheiro aos familiares.
Segundo a chefe de Imigração da PF no Amazonas, delegada Nelbe Freitas, a determinação de suspender a concessão é do Ministério da Justiça.
"A recomendação é não conceder mais protocolos. Esperamos orientações. Se [os haitianos] não tiverem visto de entrada, não podem entrar no Brasil", disse. O Ministério da Justiça não se manifestou.
Comentários