Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 11 de Fevereiro de 2011 às 07:21

    Imprimir


As bolsas de valores da Ásia caíram mais de 1 por cento e registraram a pior perda semanal em nove meses, em meio à aversão a risco diante das preocupações em torno de aperto de política monetária na região e das tensões no Egito.

Um grande movimento de venda de ações da Ásia desde o início de 2011 disparado por preocupações inflacionárias não tem mostrado sinais de abatimento por conta das expectativas de mais aperto monetário que encora investidores a transferir recursos de mercados emergentes para nações desenvolvidas.

Analistas disseram que a venda em mercados emergentes pode ter mais espaço para continuar ocorrendo, especialmente em países onde as ações estão preparadas para recuar depois da acentuada alta registrada no ano passado.

A bolsa de Taiwan encerrou em queda de 2,6 por cento e a bolsa de Seul se desvalorizou em 1,56 por cento. Enquanto isso, Sydney recuou 0,7 por cento, interrompendo sete sessões de ganhos por realização de lucro com ações de bancos e de produtoras de matérias-primas.

O índice MSCI que reúne bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão exibia queda de 0,95 por cento às 8h11 (horário de Brasília), a 460 pontos. O indicador perdeu mais de 4 por cento nesta semana, a pior performance semanal desde maio de 2010.

Até agora neste ano, as ações na Ásia têm mostrado desempenho abaixo do índice de ações mundiais.

"A pressão sobre ações de mercados emergentes pode continuar enquanto as incertezas se intensificam sobre a intensidade, duração e efeito do ciclo de aperto monetário", afirmaram estrategistas do Barclays.

Somente nesta semana, a China aumentou juros, as Filipinas manteve taxas mas elevou previsão de inflação e o Banco da Coreia surpreendeu os mercados ao manter juros. Enquanto isso, a venda de investidores internacionais em Taiwan foi a maior em seis mees.

A bolsa de Tóquio não operou nesta sexta-feira por feriado. Xangai subiu 0,33 por cento, Cingapura caiu 0,84 por cento e Hong Kong avançou 0,53 por cento.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/102447/visualizar/