EUA: zoo apresenta filhotes de predador ameaçado de extinção
O Zoológico Nacional dos Estados Unidos apresentou nesta quarta-feira dois filhotes de guepardo (Acinonyx jubatus) em uma de suas instalações, na cidade de Front Royal, no Estado da Virginia. A instituição diz que os filhotes são considerados especiais, já que o animal é considerado um símbolo para a luta pela preservação das espécies e desde 2005 não nascia um no zoológico.
Segundo a instituição, estima-se que existam entre 7,5 mil e 10 mil guepardos na natureza e o animal está na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).
Ainda de acordo com o zoo, o Plano Norte-Americano de Sobrevivência de Espécies (SSP, na sigla em inglês), em conjunto com a Associação de Zoos e Aquários (AZA), tenta pela primeira vez tornar a população de guepardos no país autossustentável. Atualmente, muitos zoológicos importam esses animais de países africanos pela falta de oferta dentro dos Estados Unidos.
O zoológico afirma que a dificuldade de reprodução dos guepardos é grande. A espécie precisa de grandes espaços que os zoológicos não são capazes de proporcionar, por isso a reprodução ocorre em centros especiais - nos Estados Unidos, 95% dos filhotes de guepardo nascem nesses centros.
Ameaças
Conforme a IUCN, os guepardos sofrem principalmente com a perda de habitat e a fragmentação deste. Além desses problemas, as principais presas da espécie estão desaparecendo e o felino é tratado como praga e caçado em muitas regiões da África.
Comentários