Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 09 de Fevereiro de 2011 às 15:12

    Imprimir


A missão humanitária que receberá nesta quarta-feira o primeiro dos cinco sequestrados que serão libertados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o vereador Marcos Vaquero, já está no ponto da floresta da entrega do refém, confirmou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

No momento em que o helicóptero brasileiro que transporta a missão humanitária decolar "daremos por oficial a libertação", explicou aos jornalistas na cidade de Villavicencio a porta-voz do CICV, María Cristina Rivera.

Para o CICV, "a libertação será considerada efetiva no momento em que o helicóptero estiver em direção a Villavicencio", ressaltou a porta-voz.

Enquanto isso, o delegado do CICV na Colômbia, Christopher Beney, indicou que a operação para resgatar em um ponto desconhecido da floresta o vereador de San José del Guaviare, sequestrado em junho de 2009, está andando "conforme previsto" e que está à espera da ligação da missão anunciando que a libertação já é realidade.

O helicóptero que resgatará Vaquero, cuja tripulação é brasileira e no qual viajam a ex-senadora Piedad Córdoba, líder da missão humanitária, e membros do CICV, partiu nesta manhã do aeroporto Vanguardia de Villavicencio, capital do departamento de Meta.

Antes de partir, Córdoba adiantou que está tudo certo quanto à segurança e às garantias para que a operação seja bem-sucedida, e previu que estarão de volta em Villavicencio com o vereador libertado por volta das 14h no horário local (17h de Brasília).

A operação para concretizar as cinco libertações previstas para esta semana continuará na sexta-feira, quando serão recebidos na cidade de Florencia, capital do Caquetá (sul), o vereador Armando Acuña e o infante de Marinha Henrique López Martínez.

E a conclusão será no domingo com a chegada a Ibagué, capital do Tolima (centro), do major da Polícia Guillermo Solórzano e do cabo do Exército Salín Sanmiguel.

As Farc anunciaram em 8 de dezembro a libertação incondicional dos cinco reféns, sequestrados entre 2007 e 2010, como "gesto de humanidade" em direção a Córdoba, destituída de seu cargo de senadora por supostas ligações com essa guerrilha.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/102591/visualizar/