Existem cerca de 2 mil robôs norte-americanos no Afeganistão
Para cada cinquenta soldados no Afeganistão, um é robô
De acordo com o responsável por cuidador dos robôs oficiais do exército norte-americano, Dave Thompson, há cerca de 2 mil robôs-soldado "lutando" no Afeganistão. O dado significa que para cada grupo de aproximadamente 50 soldados, 1 deles é um robô.
Trata-se do Unmanned Ground Vehicle (UGV) - "veículos de chão sem nome" - , em português. Eles são uma ajuda essencial para andar sobre solos com minas ativas, vasculhar construções consideradas perigosas e recolher informações sobre ambientes hostis. Basicamente, ele existe para realizar tarefas que nenhum ser humano, mesmo em se tratando de um soldado qualificado, gostaria de fazer.
Para o site da revista Wired, no entanto, há um problema. Embora os robôs-soldado sejam numerosos, eles são burros - e não existe qualquer iniciativa ou pesquisa no sentido de transformá-los em máquinas mais inteligentes. Segundo Thompson, os groundbots podem não ser geniais, mas exercem uma importante função de proteção aos soldados nas áreas de combate e possuem uma série de outras aplicações que são confidenciais.
Comentários