Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 08 de Fevereiro de 2011 às 13:49

    Imprimir


A Polícia Militar de Mato Grosso realizou na manhã desta segunda-feira (07-02), a aula inaugural do Curso de Formação para Soldado (CFSD). Participam do curso os 1.237 aprovados no último Concurso Público Estadual, que foram separados em 11 pólos de formação que estão distribuídos pelo Estado.

Em Cuiabá o evento foi realizado teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no qual estiveram presentes o comandante geral da PM, Osmar Lino Farias, o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, o comandante do Corpo de Bombeiros Carlos Alexandre Rodrigues, entre outras autoridades. Na ocasião o comandante da corporação enfatizou aos alunos o compromisso social e institucional que eles deverão ter ao exercer a profissão de policial militar.

“Vocês têm que ter, a partir de agora, a consciência de um agente público do setor de segurança. Vocês devem agir e pensar como um policial militar, que tem o compromisso com a sociedade e com a instituição”, disse Farias. O comandante também pontuou sobre o acompanhamento da conduta dos alunos soldados que vem sendo realizado pela instituição. “Fiquem sabendo que vocês estão sendo diariamente supervisionados. Então, fiquem atentos com os hábitos, as companhias e as atitudes que não condizem com a conduta que um agente público, especialmente da área de segurança, deve adotar e manter. Vocês têm que adquirir a consciência de que estão aqui para servir e proteger a sociedade”, pontuou.

O coronel Farias também enfatizou sobre a questão de transferências. “Quero lembrá-los que aqueles que se inscreveram para um determinado polo, permanecerá nesse polo por um período mínimo de cinco anos. Não será permitida a transferência daqueles que se inscreveram em um polo onde a concorrência era três por um, para outro que cuja a disputa era de 30 por um. Essa atitude é encarada como uma tentativa de burlar a concorrência, o que não será tolerada. Essa permanência foi muito bem especificada e esclarecida no edital”, afirmou.

Após as orientações e considerações feitas pelo comandante Farias, o secretário Diógenes deu início a palestra: Política de Segurança Pública de Mato Grosso, na qual esclareceu sobre o funcionamento da pasta, bem como suas atribuições. “Organizar ações conjuntas entre todas as esferas da segurança pública. Realizar atividades integradas entre as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Politec e Sistema Prisional, além de propor parcerias com prefeituras municipais, Governo Federal e entidades sociais”, foi uma das explicações feita pelo secretário durante a palestra.

O secretário também falou sobre o empenho e dedicação com que os alunos soldados deverão atuar. “Vocês serão importantes agentes públicos. Pessoas responsáveis por garantir a ordem pública e a segurança da sociedade. Por isso, vocês deverão adotar ações que sejam compatíveis com o grau de importância social que vocês passarão a ter, a partir do momento que se tornarem policiais militares”, afirmou.

Conforme o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e diretor do curso CFSD, o tenente coronel Jorge Antonio de Oliveira Paredes, o curso terá carga horária de 800 horas/aula, que corresponderá a oito meses de duração. A formatura dos alunos soldados será realizada no dia 05 de setembro de 2011, quando a Polícia Militar completará 176 anos de serviços prestados à sociedade. Segundo o tenente coronel, no curso serão aplicados disciplinas técnicas, como Procedimento Operacional Padrão (POP), noções de operações especiais e doutrina de policiamento ostensivo; jurídica e humanas.

“O aluno terá contato com todo arcabouço jurídico que norteia a atividade policial militar. E também, por meio das aulas de Direito Humanos e Cidadania o aluno soldado receberá todas as orientações necessárias para que eles saiam do curso devidamente capacitados para lidar com o público, seja ele cidadão comum, cidadão com risco social ou pertencente a um grupo vulnerável”, afirma o tenente coronel Paredes.

POLOS

Os 11 polos de formação são: Cuiabá, Rondonópolis, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Alta Floresta, Sinop, Cáceres, Tangará da Serra, Vila Rica e Juina.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/102745/visualizar/