Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 08 de Fevereiro de 2011 às 13:40
Por: Sissy Cambuim

    Imprimir


O deputado Ságuas Moraes (PT) inicia 2011 com uma série de desafios pela frente. Ao mesmo tempo que faz sua estréia na Câmara Federal, terá que conduzir o processo de reestruturação de seu partido para fortalecer a legenda, que apesar de manter representatividade no cenário nacional, em Mato Grosso, não vive seu melhor momento.

Ele foi eleito, no último sábado, presidente do diretório estadual do PT. Numa manobra para a sucessão intempestiva do ex-deputado federal Carlos Abicalil, que resolveu deixar o cargo alegando falta de compatibilidade entre suas novas atribuições, no Ministério da Educação, e as necessidades do partido. Sem chance de outros grupos se articularem para formação de uma chapa, Ságuas conquistou 32 votos da executiva e comandará a legenda até o final do ano que vem.

O parlamentar assume um partido dividido por conta do embate protragonizado por Abicalil e pela ex-senadora Serys Marly durante o processo eleitoral em 2010. Mesmo mantendo o ex-deputado no comando do diretório, com o cargo de vice-presidente, Ságuas busca reunificar a sigla promovendo um diálogo interno, tarefa que ele destaca como um de seus principais desafios.

O racha fez com que os petistas perdessem força. Apesar de manter uma cadeira na Câmara, ficaram sem representante no Senado e conquistaram apenas uma vaga na Assembleia, com a reeleição de Ademir Brunetto. No Executivo, foi uma das legendas menos contempladas pelo governador Silval Barbosa (PMDB), ficando somente com a secretaria de Educação (Seduc), sob o comando de Rosa Neide Sandes.

Para fazer jus ao status que ocupa nacionamente, o partido da presidente Dilma Rousseff precisa apostar nas eleições de 2012. A disputa pela prefeitura da Capital já vem sendo articulada pelas principais siglas, já que Cuiabá será sede da Copa do Mundo durante a gestão do próximo prefeito. Assim, os petistas chegaram até a convidar o empresário Mauro Mendes (PSB) para integrar o grupo e tentar conquistar o Palácio Alencastro. Caso consigam este feito, poderão protagonizar um novo embate interno, já que o vereador Lúdio Cabral, desde o ano passado, vem manifestando sua vontade de concorrer ao cargo.

Neste primeiro momento, no entanto, Ságuas promete voltar suas atenções para outros municípios. “Vamos visitar todos os municípios e organizar os diretórios. É um trabalho que deve ser contínuo e os dirigentes têm cobrado a presença da executiva estadual nas bases”, explicou.

Desta forma, ao mesmo tempo que tentará apaziguar os ânimos do partido, garante que já vai começar a realizar os encontros regionais. Ele também defende a ampliação do espaço do partido no staff de Silval, já que a atuação de Abicalil, neste sentido, não deixou os filiados satisfeitos.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/102747/visualizar/