RJ: construção irregular é demolida no Parque da Tijuca
A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e a administração do Parque Nacional da Tijuca, realizou uma operação Choque de Ordem, nesta segunda-feira, para demolir um imóvel irregular localizado em área de proteção ambiental. Desde 1997, o governo federal pleiteava a desocupação da área e a demolição da casa, que ficava ao lado do Hospital Cardoso Fontes, na Estrada Menezes Cortes, em Jacarepaguá.
Na construção erguida em propriedade da União, também ocorriam cultos religiosos, nos quais os fiés se reuniam para depois andar pela mata abrindo trilhas ilegalmente no parque, acampando e acendendo fogueiras. Os ocupantes do imóvel haviam recebido ordem judicial e, em 17 de janeiro deste ano, desocuparam a área.
Participaram da operação cerca de 80 pessoas, entre eles, agentes da Subsecretaria de Operações e de Integração e Controle Urbano da Seop, Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Patrulha Ambiental, Polícia Militar, guardas municipais, garis e administradores do parque. Uma retroescavadeira foi utilizada no trabalho de demolição.
Comentários