Jornal diz que hackers atacaram site da Nasdaq
A rede de computadores da empresa que administra a bolsa de valores Nasdaq foi invadida várias vezes por hackers em 2010, segundo reportagem do jornal americano "Wall Street Journal".
O jornal diz ter ouvido fontes que acompanham o caso. Segundo o jornal, investigadores federais estão tentando descobrir a identidade dos hackers e qual era o objetivo deles ao invadir os computadores da Nasdaq.
A parte do sistema da rede em que os negócios feitos na bolsa eletrônica são registrados não teria sido afetada, de acordo com as fontes ouvidas pelo jornal. Mas a reportagem acrescenta que a extensão dos danos possivelmente causados pelo ataque ainda não está clara.
Segundo o jornal, o caso teria preocupado autoridades norte-americanas por conta da importância da Nasdaq para o mercado financeiro global.
O jornal --também citando fontes anônimas do setor de segurança-- diz que houve um caso no passado em que hackers teriam conseguido instalar um software com potencial de causar danos em parte da rede de energia elétrica norte-americana.
Investigadores estariam preocupados em identificar o motivo da invasão da Nasdaq. Autoridades que investigam crimes cibernéticos têm percebido uma onda de ataques feitos por hackers em redes de computadores do setor corporativo.
A Nasdaq não quis comentar os ataques supostamente ocorridos em 2010.
Em 1999, o website da bolsa eletrônica --assim como os de empresas de mídia dos EUA-- foi vandalizado por hackers. Na época, porta-vozes da Nasdaq afirmaram que o sistema de computadores interno da empresa não tinha sido atingido.
Comentários