Indonésia reage com choque a vídeo de ataque a minoria religiosa
JACARTA, 7 Fev 2011 (AFP) -A imprensa indonésia divulgou nesta segunda-feira um vídeo com imagens fortes, que mostram como membros de um movimento religioso minoritário são linchados por uma multidão de muçulmanos, sem que a polícia intervenha.
As imagens foram filmadas no domingo em um povoado do oeste de Java, onde mais de mil pessoas, armadas com machados e pedaços de pau, atenderam à convocação de organizações islâmicas para impedir uma reunião da seita Ahmadiyah em uma casa particular. Três membros do movimento religioso morreram, segundo a polícia.
Trechos do vídeo, filmado por membros da Ahmadiyah, mostram vários homens enfurecidos gritando "Allahu Akbar" ("Deus é grande") e "kafir" ("infiel"), lançando pedras contra os corpos de duas das vítimas, parcialmente nuas.
A presidência indonésia declarou-se "profundamente preocupada" com o ataque, que ocorreu na véspera da abertura da "semana pela harmonia entre as religiões".
O Ahmadiyah, movimento pacifista, conta com 500.000 fiéis na Indonésia, onde mais de 80% da população é muçulmana.
Um decreto do governo, adotado em 2008 devido à pressão de movimentos islâmicos, proíbe o Ahmadiyah de propagar sua fé, segundo a qual o fundador do movimento religioso, Mirza Ghulam Ahmad, foi o último profeta muçulmano.
Comentários