Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 04 de Fevereiro de 2011 às 16:41
Por: Lucas Bólico

    Imprimir


O início de 2011 animou os lojistas mato-grossenses. Dados do Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC) apontam que as vendas em janeiro deste ano superaram a do ano passado, e, ao mesmo tempo, o número de inadimplência diminuiu. 

Em comparação com o mesmo período de 2010, o incremento nas consultas ao SPC em janeiro foi de 8,12%, o que indica um aumento nas vendas e, paralelamente, houve uma queda na inscrição de inadimplentes no SPC de 2,55%.

“Consumidor consciente com suas compras, empresas profissionalizando a concessão de crédito e o aumento do emprego com carteira fixa em Mato Grosso, atestado pelo Caged, são algumas das explicações desta boa fase”, sintetiza o presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto.

Esta relação ‘mais consultas’ versus decréscimo de inclusões mostra a pontualidade nos pagamentos das dívidas contraídas. Este vem sendo um perfil que se firma desde o ano passado, quando, no acumulado, o índice de registros de inadimplentes caiu 16,91%.

As exclusões de inadimplentes registrados caíram em relação a janeiro de 2010, pontuando 21,6%. “Esta tendência se mostra normal, porque no ano de 2010, a procura para limpar o nome começou desde setembro, quando foram liberadas as primeiras parcelas do 13º salário dos aposentados e pensionistas e, sequencialmente, outros lotes”, informa Gasparoto.

A população buscou, portanto, pagamento antecipado das dívidas pendentes para habilitação do crédito para compras de Natal. Em janeiro, a renda é mais direcionada ao consumo em geral - viagens, materiais do “Volta às Aulas”, “e de construção, que fechou o ano com acréscimos de mais de 12,4% em relação a 2009 e continua crescendo, aproveitando a queda nos impostos e preço final reduzido”, enfatiza o dirigente.

Em todo estado, a variação de consultas na relação janeiro 2010 e janeiro 2011 mostrou aumento de 8,91% e queda de 0,77% nas inclusões. No interior, o índice de consultas ao SPC, em igual comparativo com o primeiro mês de 2010, alcançou 9,54% a mais. As inclusões, ou seja, registros de inadimplentes, cresceram 1,78%, uma proporção bem menor que o avançado nas consultas. Por outras as exclusões caíram 3,69% neste contexto. Com informações da CDL.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/102975/visualizar/