Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 02 de Fevereiro de 2011 às 14:51

    Imprimir


A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, reiterou nesta quarta-feira ao ministro de Assuntos Exteriores do Iêmen, Abu-Bakr al Qirbi, a necessidade de o Governo do país realizar "reformas políticas e econômicas" urgentes.
Ela também pediu a Al Qirbi a abertura de um processo de amplo "diálogo nacional" que inclua representantes de todas as tendências políticas e que resulte em eleições plenamente democráticas, segundo um comunicado emitido após a reunião.

Os dois discutiram sobre as revoltas populares dos últimos dias em vários Estados árabes, incluindo o Iêmen, e chegaram a um consenso de que a UE e a comunidade internacional devem ajudar este país a "implementar reformas que tragam benefícios a todo o povo: uma democracia mais forte, um nível de vida sustentável e a proteção efetiva dos direitos humanos".

O presidente iemenita, Ali Saleh, cedeu publicamente aos protestos da oposição nesta quarta-feira ao renunciar à introdução de reformas na Constituição para se perpetuar no poder após as eleições previstas para 2013.

A Comissão Europeia (órgão executivo da UE) abriu recentemente um escritório de ajuda humanitária no Iêmen para ajudar o país a enfrentar suas "crescentes necessidades humanitárias" e destinou 15 milhões de euros para ajudar refugiados e deslocados internos iemenitas.

Nos próximos três anos está previsto que a UE destine 70 milhões de euros em apoio ao desenvolvimento social, econômico e democrático no país, aos quais é preciso somar os 110 milhões de euros já investidos desde 2007.

Neste sentido, Al Qirbi e Catherine falaram sobre reformas econômicas no Iêmen, que contam com o apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI), a fim de diversificar sua economia e fazer com que o país deixe de depender quase que exclusivamente das receitas derivadas da exportação de petróleo.

Além disso, a chefe da diplomacia da UE e o ministro iemenita discutiram sobre política antiterrorista dentro e fora do Iêmen.

Durante sua visita a Bruxelas, Al Qirbi também se reuniu com os comissários europeus de Transporte, Siim Kallas; de Desenvolvimento, Andris Piebalgs, e de Cooperação Internacional e Ajuda Humanitária, Kristalina Georgieva.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/103176/visualizar/