Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 02 de Fevereiro de 2011 às 14:17

    Imprimir


O ciclone Yasi, considerado de "proporções catastróficas" pelas autoridades da Austrália, chegou à costa leste do país após um vendaval que causou pequenos danos, informaram fontes oficiais.

Segundo o serviço de meteorologia australiano, o Yasi entrou em terra firme pelo litoral, nas proximidades da cidade de Mission Beach, ao norte do Estado de Queensland.

Até o momento, os ventos são de força menor do que o previsto pelos meteorologistas, e as autoridades não informaram sobre vítimas. Nas cidades litorâneas houve ventos desde 48 km/h, em Cooktown, a 103 km/h, em Townsville.

Segundo as autoridades, o Yasi, que dava sinais de que seria acompanhado de rajadas de vento de até 297 km/h, pode ser maior e "mais perigoso" do que qualquer outro ciclone que já chegou à Austrália.

O país decretou estado de alerta máximo no litoral do estado de Queensland, onde pelo menos 10 mil pessoas lotam centros de emergência criados em Cairns e outras cidades. Em Townsville, um terço dos 60 mil habitantes já abandonaram suas casas.

O ciclone atinge a Austrália depois de o país ter enfrentado enchentes que desabrigaram mais de 200 mil pessoas e destruíram milhares de casas, rodovias e ferrovias.

HISTÓRICO

Segundo a BBC, o ciclone Yasi está sendo considerado o pior e mais poderoso que já atingiu a Austrália.

Em 1974, o ciclone Tracy, o mais forte até então, atingiu a cidade de Darwin, no norte do país. Naquele trágico Natal, 71 pessoas morreram, e o ciclone com ventos de quase 300 km/h destruiu milhares de casas e lojas. O prejuízo naquela época foi de 1,5 bilhão de dólares australianos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/103183/visualizar/