Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 01 de Fevereiro de 2011 às 23:27
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Muito diferente de anos anteriores em que poucos eram os motivos para comemorar mais um ano de emancipação político administrativa, o município de Nortelândia chega aos 57 anos, cheia de energia, renovada e recomeçando sua trajetória de crescimento que só foi vivida nos áureos tempos do garimpo de diamantino, que se exauriu no final da década de 90, causando inúmeros problemas sociais e econômicos em razão da falta de políticas públicas de desenvolvimento econômico e social.

Desde 2009, ou seja, lá se vão dois anos de um intenso trabalho em busca de recuperar o tempo perdido, andando para frente e trilhando um caminho inverso do que até então havia sido percorrido. A atual administração trabalha de maneira a promover o crescimento gradativo, sustentável e sólido, isso em todas as áreas da gestão pública, como saúde, educação, social, infraestrutura, e é claro geração de renda e oportunidades de emprego para todos.

A saúde avançou de forma espetacular nos últimos dois anos e ainda tem muito mais para melhorar, de maneira idêntica o setor de geração de renda e oportunidades de trabalho para pessoas até então fora do campo econômico, como por exemplo, as mulheres do Projeto IS MARY JEANS (Japuíra) que foram capacitadas pelo Instituto Matogrossense do Algodão (IMA) na costura industrial e devem chegar o mês de abril ganhando R$ 800 reais por mês cada uma, confeccionando peças para indústrias nacionais, principalmente de Santa Catarina. Na Zona Rural são oito pequenas agroindústrias abertas com apoio do Programa Cooperar e Crescer do Sicredi, num investimento de meio milhão de reais.

Mesmo focado no desenvolvimento econômico do campo e da cidade, a questão estrutural e de aspecto visual da cidade não foram deixados de lado, são diversas obras em todos os setores, desde a reforma das repartições públicas até a pavimentação e calçamento de ruas, construção e remodelação de praças, construção de áreas de esporte como o Ginásio Poliesportivo e o Campo de Futebol Socyte, entre outras de suma importância para a melhoria da qualidade da população.

No dia em que o município vai comemorar 57 anos de emancipação, a exemplo do que já ocorrera no ano passado, muitas obras serão inauguradas e entregues para a comunidade, além de novos veículos que atenderão a saúde e a educação, tudo isso fruto do esforço de transformar a cidade, num lugar cada vez melhor para se viver e morar.

O garimpo deu inicio há uma grande história

A origem de Nortelândia vem do garimpo e as atividades garimpeiras da região se perdem nos primeiros dias de Diamantino. Em 1815, consta a abertura do garimpo de São Joaquim, nas imediações do centro da atual cidade de Nortelândia. A atividade garimpeira declinou, sendo substituída pela borracha, que também se exauriu. Por volta de 1937, começou efetivamente a formação do município. O primeiro nome do lugar foi Santana dos Garimpeiros, devido ao orago e ao Rio Santana, que banha a cidade. A antiga Santana dos Garimpeiros atraiu muita gente para seus garimpos, especialmente do norte e nordeste do Brasil, derivando daí o nome da cidade, em homenagem aos nordestinos e nortistas que contribuíram, de forma decisiva à terra que escolheram para morar. Caso único na história de Mato Grosso, o município foi criado duas vezes, a primeira em 11 de dezembro de 1953, com o nome de Santana dos Garimpeiros, e a segunda a 16 de dezembro do mesmo ano, com o nome de Nortelândia, com leis completamente diferentes, sem que a segunda fizesse menção à primeira, consolidou-se a segunda denominação: Nortelândia. Seria o caso de chamar “ “Nortelândia – “Santana dos Garimpeiros”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/103253/visualizar/