Maggi assume mandato e participa de eleição da Mesa
Blairo Maggi (PR) e outros 53 senadores eleitos em outubro de 2010 assumem o mandato nesta terça-feira, 1º de fevereiro, em Brasília. O ex-governador de Mato Grosso participará de três reuniões preparatórias da 54ª legislatura do Senado Federal. A primeira reunião, às 10h (horário de Brasília), é reservada à cerimônia de posse, que será comandada pelo presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).
Dos 54 senadores, 17 foram reeleitos, cinco já foram senadores e estão retornando à Casa e outros 32 estão estreando na chamada Câmara Alta. Blairo foi eleito senador da República com 1.073.039 (37,09% do total de votos), recorde na história da política de Mato Grosso. Esta é a segunda vez que ele ocupa a cadeira de senador. A primeira foi em 1999, quando, como primeiro suplente, substituiu por quatro meses o então senador Jonas Pinheiro (1941-2008).
“Vou trabalhar muito, assim como fiz nos dois mandatos de governador, para defender o nosso Estado, o nosso povo e garantir mais avanços para Mato Grosso”, destaca Maggi. Aos 54 anos de idade, Blairo Borges Maggi traz consigo uma trajetória de sucesso tanto na política quanto na vida pessoal e na carreira profissional.
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná, foi em Mato Grosso, onde mora com a família há 30 anos, que ele transformou o Grupo André Maggi na 17ª maior empresa exportadora do Brasil. Em novembro de 2009, a revista Forbes o elegeu o 62º líder mais influente do mundo – do Brasil, somente ele e o ex-presidente Lula foram alçados à lista.
RITO DE POSSE - Na cerimônia de posse, o senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) lerá, em nome de todos os demais empossados, o termo constitucional, juramento em que os eleitos se comprometem em salvaguardar as leis e trabalhar em nome do povo e do país. Não há discursos nessa primeira reunião.
O presidente então encerrará a sessão, iniciando imediatamente a segunda reunião preparatória desta nova legislatura. Nesse momento será eleito o novo presidente da Casa. Se houver apenas um candidato para o cargo, a eleição poderá ocorrer no painel eletrônico. Havendo mais de um candidato, a votação é feita em cédulas de papel. Até o momento, José Sarney é o único candidato declarado.
A terceira e última reunião elegerá os demais membros da nova Mesa do Senado. Serão escolhidos dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes de secretários. A Mesa conduzirá os trabalhos políticos e legislativos do Senado até 1º de fevereiro de 2013. Muitas vezes, no próprio dia da posse dos novos senadores, os partidos comunicam oficialmente os nomes dos novos líderes partidários. Mais de mil pessoas estão sendo esperadas para esta sessão no Senado.
Já no dia seguinte, 2 de fevereiro, às 16h, haverá a sessão solene do Congresso Nacional (que reúne Câmara Federal e Senado), que abrirá os trabalhos da nova legislatura. O Palácio do Planalto comunicou que a presidente Dilma Rousseff (PT) entregará pessoalmente a mensagem e o plano de governo em que deve expor a situação do país e apontar providências para o ano que se inicia.
Ao longo da semana, deverão ser definidos os integrantes de cada uma das 11 comissões permanentes do Senado e já poderão ser escolhidos seus presidentes. Essa escolha geralmente é acordada politicamente, obedecendo a um critério de proporcionalidade partidária: o partido com maior bancada será o primeiro a apresentar a sua escolha. O partido com a segunda maior bancada será o segundo a escolher, e assim sucessivamente.
Comentários