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Quinta - 05 de Setembro de 2013 às 17:43
Por: LISLAINE DOS ANJOS

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As obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá avançaram 2,5% no mês de julho, segundo aponta o 7º relatório físico-financeiro das obras da Copa elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e divulgado na quarta-feira (4).


 
O documento, que tem como referência as medições realizadas na obra até 31 de julho deste ano, aponta que as obras estão com 37,98% dos trabalhos concluídos, quando o esperado era que a construção estivesse com 68,99% dos serviços executados.


 
Segundo o relator, conselheiro Antônio Joaquim, a obra é uma das mais atrasadas no escopo da Copa do Mundo de 2014 e é necessário que o Governo realize um novo planejamento da obra, “definindo metas reais que possibilitem a intensificação do ritmo de execução da obra”.


 
De acordo com o relatório, a obra – que tem prazo de entrega para 13 de março de 2014 – apresenta um atraso no cronograma que varia de 180 a 210 dias.


 
Orçada em R$ 1,477 bilhão e executada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda – a obra já consumiu R$ 561,1 milhões dos empréstimos contraídos pelo Estado.


 
"Será mais prudente dar meu juízo de valor no próximo relatório, porque faltarão seis meses para o fim previsto da obra e poderemos dizer se ela tem condições ou não de estar pronta" Joaquim afirmou que, quando da apresentação do próximo relatório sobre a obra – agendado para o dia 14 de outubro –, fará uma avaliação geral sobre o andamento da obra, uma vez que o prazo de conclusão estará mais próximo, bem como o tempo compreendido entre a última medição (prevista para 30 de agosto) e a divulgação dos dados.


 
“Será mais prudente dar meu juízo de valor no próximo relatório, porque faltarão seis meses para o fim previsto da obra e poderemos dizer se ela tem condições ou não de estar pronta”, afirmou.


 
O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande recebeu a ordem de serviço do Governo do Estado para dar início à obra em 21 de junho de 2012.


 
Previsto para ser implantado em dois eixos (CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro), o VLT deverá passar pelos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.


 
O projeto inclui não apenas a implantação dos trilhos e construção dos vagões do metrô de superfície, mas também a execução de 12 obras de arte – entre pontes, trincheiras e viadutos – por todos os 22,2 km que serão percorridos pelo modal.


 
Dentre as obras de arte, já estão em fase final as construções dos viadutos da Sefaz, MT-040, UFMT, em Cuiabá, e o Viaduto do Aeroporto, em Várzea Grande.


 
Estão sendo executadas ainda as obras das trincheiras Luiz Felipe (na Avenida do CPA) e do Km Zero (na Avenida da FEB), bem como o Viaduto da Beira Rio e duas pontes sobre o Rio Coxipó (Avenida Beira Rio) e a ponte sobre o Rio Cuiabá (paralela à ponte Júlio Müller).


 
Faltam serem iniciadas, dentre as obras de arte, apenas a construção da Trincheira Trigo de Loureiro (na Avenida do CPA), que compreende ainda o alargamento do Viaduto da Miguel Sutil, na região.


 
Segundo o secretário da Copa, Maurício Guimarães, o único projeto desse pacote que está sendo modificado trata-se da Trincheira do Cristo Rei, que deverá ser transformada em outra obra de mobilidade. 


 
As obras do Complexo Operacional do VLT e de implantação da via permanente do VLT já foram iniciadas. Esta última acontece simultaneamente nas avenidas João Ponce de Arruda, FEB, XV de Novembro, Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) e Fernando Corrêa da Costa.


 
Nas avenidas Coronel Escolástico e Tenente Coronel Duarte (Prainha), tiveram início as remoções de interferência para implantação dos trilhos, mas agora o consórcio realiza estudos arqueológicos e aguarda o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para dar prosseguimento à obra.


 
Outros projetos especiais que faltam serem iniciados pelo consórcio é o reforço do Canal da Prainha, na Avenida Tenente Coronel Duarte, bem como construção de uma passagem de pedestres nas proximidades do Viaduto da Miguel Sutil, na Avenida do CPA, que hoje não existe na via.


 
Além disso, segundo o secretário, as obras para construção dos três terminais de Integração do VLT (Coxipó, CPA e Porto) já estão em andamento.





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