Repórter News - reporternews.com.br
Águas de Nortelândia alerta sobre o uso consciente da água
No período de seca é comum o aumento do consumo de água. A alta demanda gerada pela população, que concentra todas as atividades de limpeza e lazer aos finais de semana, acaba sobrecarregando o sistema de distribuição de água. Usar o recurso de forma consciente é a única maneira de evitar esse problema e, para alertar a população sobre a importância de economizar, a Águas de Nortelândia lança neste mês de setembro uma campanha educativa.
De acordo com o diretor-executivo da concessionária, José Ailton Rodrigues, a meta é incentivar os bons hábitos de consumo, já que economizar água é um ato de precaução e consciência. “Por causa da estiagem, o consumo de água é maior e o sistema de abastecimento fica comprometido, sendo fundamental que a população se preocupe em consumir água com responsabilidade”, diz. “Além disso, muitas atividades comuns, como lavar roupa, podem ser feitas ao longo da semana, evitando que sejam concentradas em um único dia”.
Ele reforça ainda que o uso consciente evita sustos na fatura. “A campanha faz diversos alertas, já que em 15 minutos de banho, 135 litros vão pelo ralo e, levando 40 minutos para lavar um carro utilizando uma mangueira, 144 litros vão ser desperdiçados. Somados, esses minutos de mau uso fazem crescer a conta que o consumidor terá de pagar”, destaca ele.
Rodrigues aponta, no entanto, que com a adoção de alguns hábitos o desperdício de água e de dinheiro pode ser evitado. “Fechar a torneira ao escovar os dentes é um dos exemplos mais simples. No dia a dia, podemos juntar as roupas para serem lavadas uma única vez na semana e usar a água da máquina para limpar calçadas. Fechar a torneira ao ensaboar a louça e usar um balde para lavar o carro também são atitudes que devem se tornar parte da rotina de qualquer pessoa”, ressalta. “Vazamentos da rede interna também são vilões da fatura. É importante estar atento ao aparecimento de manchas, mofo e umidade, que são os sinais mais claros de vazamentos que podem onerar a conta”.
CAIXA D’ÁGUA – Todos os moradores devem possuir um reservatório domiciliar que garanta o consumo da família por 24h. Essa orientação é resguardada pela Lei Federal n. 11.445, para que a população não sinta eventuais manutenções na rede de abastecimento que venham a causar falta de água. O importante é reforçar que as caixas d’água devem ser sempre limpas, no mínimo de 6 em 6 meses, para evitar doenças provocadas pelo armazenamento inadequado.
Fonte:
Assessoria de Comunicação
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/10355/visualizar/
Comentários