Os temporais devem estar concentrados no oeste e centro-norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro, em grande parte de Goiás, em Mato Grosso, Acre, Rondônia, Amazonas, Tocantins, grande parte do Pará, Maranhão, Piauí e litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte.
“As chuvas têm sido causadas pela associação de calor e umidade. E nessa época do ano, as chuvas costumam ser mais localizadas, e por isso são mais intensas”, diz o meteorologista José Felipe Farias, do Cptec/Inpe.
Nas áreas que têm registrado prejuízo pela estiagem no Rio Grande do Sul, a previsão ainda é de tempo seco nos próximos dias. A condição é efeito do fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico Tropical.
Sul
Nesta sexta, em todas as áreas da região, o sol surge com variação de nuvens e pancadas de chuva isoladas.
Sudeste
No leste de Minas Gerais, no Espírito Santo, no centro-norte e leste do Rio de Janeiro, o dia será de sol com poucas nuvens. Nas demais áreas da região, sol entre nebulosidade variável e há possibilidade de pancadas de chuva.
Centro-Oeste
Em todas as áreas da região, a sexta-feira também será de sol entre nebulosidade variável e com pancadas de chuva isolada.
Norte
Nesta sexta, no extremo noroeste de Roraima, o sol deve aparecer com variação de nuvens. Já no nordeste do estado, a previsão é de sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região, o sol surge com variação de nuvens e há possibilidade de pancadas de chuva.
Nordeste
No litoral sul da Bahia, o tempo estará instável, com curtos períodos de sol e chuva, nesta sexta. No centro-sul da Bahia, a previsão é de sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região, o sol aparece com variação de nuvens e há possibilidade de pancadas de chuva.
Comentários