Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 28 de Janeiro de 2011 às 06:00

    Imprimir


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou nessa quinta-feira que o programa Minha Casa, Minha Vida permitiu a remoção, entre abril e dezembro do ano passado, de cerca de 3 mil famílias de áreas de riscos do município.

De acordo com Paes, as 3 mil moradias faziam parte de um total de 21 mil residências mapeadas pelo Instituto de Geotécnica do Município do Rio (Geo-Rio) e cujo relatório foi divulgado no início do mês. Segundo o relatório, divulgado no último dia 7, existiam na cidade nove favelas com 100% de suas casas construídas em áreas de encosta de alto risco.

"Quando o trabalho de mapeamento das áreas de risco na capital, feito pelo Geo-Rio, ficou pronto, havia a indicação de 21 mil moradias nessas condições. Hoje, graças ao Minha Casa, Minha Vida, a gente só tem 18 mil residências em área de alto risco", disse Eduardo Paes.

As declarações do prefeito Eduardo Paes foram feitas durante a visita da presidente Dilma Rousseff ao Centro de Operações da Prefeitura na Cidade Nova. Ela elogiou o centro e afirmou que o Rio está um passo à frente do País no monitoramento dos problemas da cidade.

Segundo o prefeito, de abril a dezembro do ano passado, o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, permitiu a distribuição de 4 mil moradias na capital. Deste total, três mil foram destinadas a famílias que viviam em áreas de risco.

Paes citou ainda a liberação de recursos, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para obras de contenção de encostas no Morro do Alemão, na zona norte da cidade. "No Alemão, muitas das áreas que eram consideradas de alto risco não são mais porque o PAC fez lá obras de contenção de encosta e também de reassentamento". O prefeito afirmou que o governo federal liberou, somente no ano passado, R$ 90 milhões para a realização de obras de contenção de encosta.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/103657/visualizar/