Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 27 de Janeiro de 2011 às 17:37

    Imprimir


De acordo com a demanda, novas linhas estão sendo implantadas pela Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento). Desta vez, a operacionalização da Linha de Crédito denominada MTF - Artesanato e Lapidação Mineral vai contemplar o artesanato mineral e lapidação de pedras coradas. O objetivo é a geração de postos de trabalhos, inserindo Mato Grosso nas estatísticas brasileiras nos segmentos de Pedras e Jóias. A Resolução 003/2011 estabelecendo as diretrizes do financiamento foi assinada no dia 20 de janeiro.

A MTF – Artesanato e Lapidação Mineral beneficiará pessoas físicas e jurídicas que desenvolvam atividades no Estado, para aquisição de máquinas e equipamentos novos e usados, além de investimentos para melhoria de instalações (construção, reformas e ampliações) e capital de giro.

O prazo de pagamento (devolução do dinheiro), carência e juros foi estudado com bases nas reivindicações do segmento mineral, respeitando as diretrizes do Banco Central. Algumas das necessidades foram apontadas à equipe da MT Fomento durante uma palestra (15.12.2010) aos formandos da primeira turma do Curso de Lapidação oferecido pela Metamat (Companhia Mato-grossense de Mineração do Estado de Mato Grosso), em Cuiabá. A Metamat contribuiu com as informações e tornou-se parceira na criação da Linha de Crédito.

Nesse caso, ficou estabelecido o prazo de pagamento do financiamento de até 60 meses com carência de até 18 meses e juros de 1,8% ao mês.

CONDIÇÕES PARA LIBERAÇÃO

Para pleitear os recursos, independente do valor, a MT Fomento considera três pontos para determinar o limite: a capacidade de pagamento, a garantia e se o projeto é viável.

Quanto a questão da viabilidade (do projeto), o presidente da MT Fomento, Arcleidy Dias Pereira esclarece que ao fazer o cadastro e apresentar a ideia do negócio, uma equipe técnica da Agência pode tirar dúvidas sobre a perspectiva de mercado.

A expectativa é de que o mercado de jóias, bijuterias e pedras conquiste o mercado e se fortaleça. Segundo Arcleidy, para que isso aconteça é preciso criar uma cadeia produtiva e a Linha de Crédito vai contribuir fomentando a expansão de novos negócios.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/103699/visualizar/