Bolsas europeias fecham em alta com ajuda de bancos
As principais ações europeias subiram nesta quinta-feira, uma vez que a temporada de divulgação de balanços dos Estados Unidos ajudou a melhorar a confiança entre investidores e as ações do banco espanhol Santander avançaram antes da divulgação dos resultados na semana que vem.
O FTSEurofirst 300, índice que reúne as principais ações da Europa, teve alta de 0,16 por cento e fechou em 1.154,58 pontos, depois de ter caído para 1.150,12 pontos na mínima da sessão.
Entre os bancos com ganhos, Banco Santander, Intesa SanPaolo e Societe Generale subiram entre 3,3 e 4,9 por cento.
"O mercado está se adaptando bem, embora alguns dos dados tenham tido variações", disse Bill Dinning, presidente de estratégia na Aegon Asset Management, em Edimburgo.
"A temporada de balanços corporativos tem sido muito boa. Mas há muita complacência — os investidores começaram o ano com uma visão positiva das tendências depois de terem um dezembro bom. O pano de fundo macroeconômico pode ser uma causa de preocupações — ainda há uma certa fragilidade, que vai desafiar a visão benigna", completou.
Os novos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA cresceram mais que o esperado na semana passada, uma vez que as condições climáticas ruins em algumas partes do país mantiveram os trabalhadores em casa e adiaram os processamento de pedidos.
Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,07 por cento, a 5.965 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,4 por cento, para 7.155 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 avançou 0,26 por cento, para 4.059 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib encerrou em alta de 1,38 por cento, a 22.311 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou valorização de 1,48 por cento, para 10.828 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 teve variação positiva de 0,16 por cento, para 7.742 pontos.
Comentários