Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 27 de Janeiro de 2011 às 08:11

    Imprimir


A escolha da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa caminha para ser definida por unanimidade entre os 24 deputados estaduais, apesar das divergências políticas entre os partidos representados na Casa. Pelo acordo, o deputado José Riva (PP), na condição de presidente, dividirá o comando do Parlamento com o Sérgio Ricardo (PR), que será reconduzido ao cargo de 1º secretário.

Na próxima terça-feira, 1º de fevereiro, quando constitucionalmente inicia a 16ª legislatura, após a posse, os deputados votam indicando todos os cargos de direção da AL. Além de Riva e Ricardo, a Mesa terá Mauro Savi (PR) como o 2º secretário, enquanto Romoaldo Júnior (PMDB) ocupará a 1ª vice-presidência. Ele volta ao Legislativo depois de ter sido prefeito de Alta Floresta, na década de 90, e permanecido alguns anos afastado da vida pública.

O fechamento das últimas vagas da Mesa Diretora - a 2ª vice-presidência, a 3ª e 4ª secretarias - deve ocorrer apenas momentos antes da posse dos deputados. A participação de Luciane Bezerra (PSB) na direção da Casa é dada como certa por alguns deputados e negada por outros. Iniciante, ela têm divergências políticas com Riva, com quem divide o reduto eleitoral, que é o município de Juara. Tradicionalmente, as mesas eleitas na AL são ecléticas e as arestas políticas costumam ser deixadas de lado.

Na sessão solene do dia 1º próximo, o atual presidente Mauro Savi convoca a eleição, que acontece em seguida. Imediatamente, a Mesa escolhida assume os trabalhos. Se for da vontade da maioria, uma outra sessão pode acontecer extraordinariamente para apreciar pedidos de licença de parlamentares que estão na equipe do governador Silval Barbosa (PMDB), como Teté Bezerra (PMDB), João Malheiros (PR), Antônio Azambuja (PP) e, possivelmente, o democrata José Domingos Fraga, cotado para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).

Dos 24 deputados eleitos e reeleitos para o Parlamento, 18 estão alinhados politicamente com Silval Barbosa. Os 6 restantes não devem fazer oposição sistemática ao governo, como Percival Muniz (PPS) e Zeca Vianna (PDT). Embora seja do PSDB, Guilherme Maluf, e os colegas de coligação, José Domingos Fraga e Dilmar Dal"Bosco, ambos do DEM tendem a manter uma postura mais próxima ao Palácio Paiaguás.

O deputado José Riva, que inicia o 5º mandato consecutivo, com o fechamento das conversações ocupará a presidência do Poder Legislativo também pela 5ª vez. Riva, mesmo com mandato cassado em 2010, pôde disputar as eleições de outubro e se reelegeu com 93 mil votos, o 1º mais votado de Mato Grosso e o 2º do país.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/103779/visualizar/