Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 05 de Setembro de 2013 às 13:21
Por: Vinícius Tavares

    Imprimir


O governo do Estado vai assumir as obras de pavimentação da BR 158 que contornarão a reserva indígena Maraiwatséde, na região do Araguaia. A assinatura do termo que delega a responsabilidade pelas obras ocorre na próxima terça-feira (10.9) na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).


 
“Os detalhes serão decididos na próxima terça-feira com o (diretor geral do Dnit) general Jorge Fraxe”, confidenciou o governador em entrevista ao Olhar Direto em Brasília, nesta quarta-feira.


 
A preocupação do governador e de prefeitos da região é a greve do DNIT que atrasou o processo de análise técnica e da homologação das ordens de serviço das BRs 158 e 242.


 
Os editais de licitação de trechos destas rodovias foram suspensos no primeiro semestre deste ano por falta de acordo em relação aos preços apresentados pelos consórcios de empresas interessadas nas obras.


 
O ministro dos transportes, Cesar Borges, garantiu que os editais de licitação das BRs 242 e 158 saem a partir de novembro.


 
Para garantir agilidade à liberação das obras, uma vez que o traçado original pela Marawatsede dependeria da liberação da Funai, o Dnit propôs um novo traçado passando pelos municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista. Nesse sentido, o projeto para o contorno começou a ser trabalhado pelo departamento no início de 2011 e ganhou força após a descoberta de um cemitério indígena, localizado no trecho de 50 km que atravessa a reserva.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/10382/visualizar/