Agricultores estão preocupados com a chuva em Mato Grosso.
A chuva está deixando os agricultores de Primavera do Leste, em Mato Grosso, preocupados. As máquinas não conseguem entrar nas lavouras de soja para fazer a colheita.
O tempo fechado anuncia mais chuva. Por isso, as colheitadeiras estão paradas. Desde o início do ano, a chuva não tem dado trégua na região sul de Mato Grosso.
Na fazenda em Primavera do Leste parte da lavoura está com o solo encharcado. A quantidade de chuva no mês de janeiro está acima da média. Há região em que já choveu praticamente o dobro do registrado no mesmo período do ano passado.
Em uma propriedade da região, dos 2,7 mil hectares, quatrocentos estão prontos para serem colhidos. A preocupação agora é com a previsão do tempo para os próximos dias. “Se continuar deste jeito é perigoso perder soja”, avisou o agricultor.
Em outra propriedade, os grãos devem começar a ser colhidos só no início de fevereiro. O excesso de água na lavoura pode prejudicar o desenvolvimento das plantas.
“A gente está bastante preocupado. O abortamento de vagem é por causa do excesso de chuva. Não consegue segurar a vagem toda a carga. Então, cai muita vagem e a produção diminui”, explicou o agricultor Adelino Guadagnin.
Comentários