População se sente mais segura, após nove meses de reativação da Rotam
Há exatos nove meses o Governo do Estado, por meio da então Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), reativou o Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), como uma das metas do Programa de Ação de Segurança (PAS). Desde a sua reativação, em abril de 2010, até o mês de dezembro, a unidade de Polícia Militar tem contribuído para avanço na qualidade da prestação de serviço na área de segurança, com a detenção de 692 pessoas, no cumprimento de 22 mandados de prisões, na apreensão de 155 unidades de entorpecentes e 122 armas de fogo, na recuperação de 14 veículos, dentre outras ações diretas de repressão ao crime.
A unidade foi instalada, a pedido da própria sociedade, em um dos bairros considerado pela Polícia Militar como sendo um dos que possuía maior índice de criminalidade, o Dom Aquino. Conforme a vice-presidente do Conselho de Segurança (Conseg) do bairro Beira Rio, que representa a comunidade de diversos bairros, entre eles o Dom Aquino, Rosa Barbosa, lembra que o bairro já foi palco de diversos conflitos entre quadrilhas que atuavam na região, principalmente na área denominada Aldeia. "Atualmente, a realidade é totalmente diferente", afirma.
"Hoje, a comunidade está mais tranquila e confiante no trabalho da Polícia Militar. A chegada da Rotam no Dom Aquino melhorou muito a qualidade de vida dos moradores. E não é só lá não. Mantenho contato com pessoas que vivem em outros bairros, como Jardim Paulista e Jardim Europa, onde moro e outras localidades onde a Rotam realiza rondas diariamente. E o que eles falam é que melhorou muito a segurança na região", relata Rosa. De acordo com a vice-presidente, desde que foi instalado o batalhão no Dom Aquino, os moradores retomaram alguns costumes que se haviam perdido no tempo, em razão dos crimes que ocorriam com frequência no bairro.
Agora, conforme a representante do Conseg, os moradores sentam nas portas de suas casas e saem às ruas com segurança. Além disso, afirma Rosa, as tradicionais festas de santos, que há tempo foram paralisadas, são realizadas novamente. "Na semana passada, por exemplo, tivemos a Festa de Nossa Senhora da Conceição. Foram três dias de festa sem nenhum incidente. Antes, era comum haver brigas e até mortes nessas ocasiões. Por isso, a comunidade ficou arredia", disse.
O comandante da Rotam, o tenente coronel Airton Benedito de Siqueira Junior, acredita que muito deve ser feito para melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado pela unidade. Mas, também, destaca que a unidade tem atuado diariamente no intuito de garantir uma maior sensação de segurança à população, especialmente daquela região. Conforme Siqueira Junior, todo o efetivo, composto por 133 policiais, passou por um período de instrução e capacitação para uma atuação policial técnica de qualidade.
Dentre essas ações de capacitação estão o curso de Direção Ofensiva e Defensiva, que foi realizado no pátio do antigo estádio José Fragelli, o Verdão; curso de Nivelamento Técnico com Doutrina Específica das atividades da Rotam, que ocorreu no nas instalações do 1º Batalhão de Polícia Militar e no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap) e o estágio de capacitação de Ronda Ostensiva Tática, também realizado nas instalações do Cefap.
OPERAÇÕES
Além de realizar o policiamento tático móvel e o radiopatrulhamento, a Rotam, por ser uma unidade policial provida de técnicas de abordagens específicas e diferenciadas às do policiamento ordinário, é sempre convocada para apoiar e reforçar as ações da Polícia Militar, sempre quando a instituição é solicitada a prestar um trabalho mais focado, tático e ágil.
A Rotam esteve presente, reforçando o policiamento ordinário em ocasiões como Exposição Agropecuária de Cuiabá (Expoagro) e de Rondonópolis (Exponop); na Operação Gênisis, que foi realizada na faixa de fronteira oeste do Estado; na Operação Varredura, em Marcelândia; no 1º e 2º turnos do Pleito Eleitoral; em escoltas durante as provas do Enad e do Enem, além de ter dado apoio ao policiamento nos casos de assaltos a bancos ocorridos no interior do Estado.
No combate ao tráfico de drogas, a Rotam atuou em parceria com as demais unidades de policiamento do Comando Regional de Cuiabá (CR I), realizando 31 ações em apoio às Operações Colutório e Sýn Érgon, desencadeadas em Cuiabá. Nessas ações, o reforço do policiamento ordinário foi primordial para o sucesso das operações que resultaram na apreensão de 7.650 quilos de droga, 420 embalagens de entorpecente, 15 armas de fogo e na prisão de 97 pessoas.
Comentários