Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 25 de Janeiro de 2011 às 19:49

    Imprimir


O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, se reunirá na quarta-feira em Bruxelas com diferentes autoridades da União Europeia (UE) e representará o Brasil no Fórum de Davos entre quinta e sábado desta semana, informaram fontes oficiais.

 

 

 

 

Patriota terá encontros de trabalho na quarta em Bruxelas com o presidente do Conselho Europeu, Herman Von Rompuy, com a Alta Representante da União Europeia para as Relações Exteriores e Política de Segurança, Catherine Ashton, e com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, segundo um comunicado de seu ministério.

 

 

 

 

O ministro, que assumiu o cargo há 25 dias após a posse da presidente Dilma Rousseff, aproveitará os encontros para debater o Plano de Ação Conjunto da Associação Estratégica Brasil-UE e as negociações para um acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a UE.

 

 

 

 

O plano de ação conjunto entre Brasil e a UE já estipulado para o triênio 2009-2011 prevê projetos em áreas como promoção da paz e segurança; associação econômica, social e ambiental; cooperação em ciência, tecnologia e inovação; cooperação regional e cooperação com outros países em desenvolvimento.

 

 

 

 

Patriota também aproveitará suas reuniões com autoridades europeias para falar sobre a agenda da 5ª Cúpula Brasil-União Europeia, que será realizada em Bruxelas no segundo semestre deste ano. Em seu comunicado, o ministério lembrou que a relação entre Brasil e UE obteve um salto qualitativo em 2007 com o estabelecimento de uma associação estratégica, e que o bloco europeu é o maior parceiro comercial do País.

 

 

 

 

Após suas reuniões em Bruxelas, o chanceler brasileiro viajará para Davos (Suíça) para representar o governo no tradicional Fórum Econômico Mundial, cuja edição deste ano será sobre a recuperação da economia global.

 

 

 

 

Patriota, que permanecerá em Davos até sábado, aproveitará o encontro para ter reuniões bilaterais com autoridades de África do Sul, China, Índia, Austrália, Reino Unido, Suíça, Alemanha, Estados Unidos e União Europeia. O ministro brasileiro participará de um evento do Fórum dedicado ao Brasil e a América Latina, e de uma mesa-redonda sobre a reconstrução do Haiti ao lado de representantes do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

 

 

 

 

Patriota também participará de um encontro informal de líderes sobre a Conferência ambiental "Rio + 20", que acontecerá no Brasil em 2012, e de uma reunião informal de ministros organizada pelo governo suíço para abordar a rodada de Doha das negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC).




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/103941/visualizar/