25 de janeiro, Dia do Carteiro
Todos os dias mais de 55 mil carteiros saem às ruas do para distribuir 35 milhões de objetos. Juntos, eles percorrem a pé, diariamente, cerca de 280 mil quilômetros — o equivalente a quase sete voltas na circunferência da Terra.
O carteiro é a face mais visível dos Correios e, portanto, é em grande parte responsável pelo alto conceito que a empresa tem junto à população brasileira. De acordo com pesquisa de opinião realizada pelo IBOPE em São Paulo no final do ano passado, os Correios detêm índice de confiança de 92% e são a segunda instituição de maior confiança dos moradores da maior metrópole do País, ficando atrás apenas do Corpo de Bombeiros, com índice de 94%.
Para homenagear os carteiros, os Correios realizarão eventos em diversos Estados brasileiros, por meio de suas Diretorias Regionais.
Perfil
Os carteiros representam hoje 51% do efetivo total dos Correios, de 107.992 empregados. Entre os que exercem a atividade, 5.494 são mulheres (9,91%), sendo o Rio Grande do Sul o estado com maior participação feminina (21,75%).
A faixa etária que concentra o maior número de carteiros vai dos 31 aos 40 anos (20.853). Em relação à escolaridade, a maior parte tem o Ensino Médio completo (47.877). Cerca de 8% dos carteiros possuem curso superior completo (4.590).
História
O dia 25 de janeiro de 1663, data da nomeação do alferes João Cavalheiro Cardozo para o cargo de Correio da Capitania do Rio de Janeiro — quando então se originaram os correios-mores no Brasil — é considerada a data inicial da instituição da atividade postal regular no País.
A nomeação foi feita pelo sétimo Correio-Mor do Reino (1641/1674) e primeiro Correio-Mor das Cartas do Mar, Luiz Gomes da Matta Neto. Por essa razão, 25 de janeiro é considerado o Dia do Carteiro.
Comentários