Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 22 de Janeiro de 2011 às 07:24
Por: Jean Campos

    Imprimir


O deputado estadual reeleito Guilherme Maluf (PSDB) confirmou que apoiará a chapa Riva e Sérgio Ricardo
O deputado estadual reeleito Guilherme Maluf (PSDB) confirmou que apoiará a chapa Riva e Sérgio Ricardo

A cúpula estadual do PSDB deve se reunir na próxima terça-feira para marcar a data da eleição para o diretório regional. Reeleito, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), um dos mais cotados para a presidência, confirmou ontem sua intenção de assumir a direção do partido. A intenção do tucano é fortalecer seu nome para efetivar candidatura para prefeito de Cuiabá, em 2012. “Precisamos fazer uma reestruturação nos diretórios municipais e fortalecer candidaturas para a próxima eleição. Estar na direção estadual me ajudará a construir unidade em torno do meu nome”, admitiu o parlamentar.

A intenção dos tucanos, desde o ano passado, era nomear para o comando da sigla uma liderança que estivesse no exercício do mandato. Além de Maluf, foi cogitado o suplente de deputado federal Nilson Leitão (PSDB). O ex-prefeito de Sinop foi dado como eleito pela Justiça Eleitoral, mas acabou destituído do cargo após a revalidação dos votos do deputado federal Pedro Henry (PP), que estava barrado pela Lei da Ficha Limpa. Com Leitão sem mandato, a nomeação de Guilherme Maluf é quase unanimidade dentro do partido.

Daqui até 2012, o deputado estadual irá se deparar com uma ala da legenda que é favorável à candidatura de Thelma de Oliveira (PSDB) para prefeita de Cuiabá. A parlamentar, que é a atual presidente do PSDB, não conseguiu se reeleger no último pleito, mas continua sendo uma forte liderança na Capital.

Um dos assuntos tratados nos últimos dias pelo único parlamentar tucano na Assembleia Legislativa envolve a eleição para a mesa diretora da Casa. Maluf confirmou que apoiará a chapa de consenso, encabeçada pelos deputados José Riva (PP) e Sérgio Ricardo (PR), e não ocupará nenhum cargo na diretoria. O orçamento previsto para 2011 na AL será de R$ 361.975.121, um incremento de 12% em relação ao de 2010.

O tucano chegou a encabeçar um movimento para que a oposição lançasse uma chapa na eleição para a presidência, contudo teve o plano frustrado em virtude da grande representatividade da bancada governista. Em 2011, a base aliada do governo Silval Barbosa (PMDB) representará 70,9% da Assembleia Legislativa. Serão 17 deputados de partidos coligados com a sigla do chefe do Executivo contra sete de legendas adversárias.

Encolhida, a oposição representa apenas 29,1% dos deputados. O Democratas terá dois representantes, e PSDB, PPS, PSB, PDT e PTB terão apenas uma cadeira, cada. Dos deputados eleitos pela oposição, dois deles prometem postura independente na Assembleia.

Embora a chapa oposicionista não tenha sido efetivada, o bloco já se articula para votar em conjunto e atuar nas comissões legislativas. O deputado Percival Muniz (PPS), segundo Maluf, já demonstrou disposição em fazer a composição. O assunto voltará a ser debatido entre os parlamentares logo após a posse da nova legislatura, marcada para primeiro de fevereiro.

Mesmo apoiando uma chapa ligada ao governo, Maluf assegura que não pretende incluir o partido nas discussões por cargos na administração estadual. “Não temos nenhuma intenção de indicar cargos no Estado”, finalizou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/104208/visualizar/