Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 21 de Janeiro de 2011 às 11:44
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Vista panorâmica da PCH Santana I de propriedade da Firenze Energética.
Vista panorâmica da PCH Santana I de propriedade da Firenze Energética.

O prefeito municipal de Nortelândia Neurilan Fraga e o Promotor de Justiça da Comarca, Thiago Scarpelini, fizeram uma visita no final da tarde desta quarta-feira (20) ao canteiro de obras de construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) da Firenze Energética, localizada na área rural da cidade.

Na semana passada um alarme falso de que a barragem da usina estaria se rompendo, provocou um grande tumulto na cidade, fazendo com que centenas de pessoas deixassem suas residências temendo uma inundação. A confusão fez com que o prefeito da cidade acionasse as autoridades competentes, como Sema, Policia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado, que fizeram uma inspeção no local e ao final, asseguraram que não havia motivo para preocupação, descartando a possibilidade de inundação do município, conforme havia se espalhado.

Nesta quarta, o representante do Ministério Público e o Chefe do Poder Executivo Municipal, resolveram fazer uma visita na barragem mesmo debaixo de muita chuva. Os dois foram recebidos pela diretora da empresa, Simone Matico e um encarregado da obra, que responderam algumas perguntas feitas e voltaram a garantir que não há qualquer irregularidade nas obras, bem como está fora de cogitação à possibilidade de ruptura da estrutura e uma consequente inundação da cidade.


Da esquerda para a direita: o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Ruberley Gomes de Rezende, o Defensor Público Ademilson Navarrete Linhares, o Promotor de Justiça Thiago Scarpelini, o Prefeito Neurilan Fraga, a Diretora da Firenze Simone Matico e o responsável técnico pela obra.

Thiago Scarpelini esclareceu que em razão do grande volume de chuvas nos últimos dias, decidiu constatar in loco a situação da barragem, mas que aparentemente não há nenhuma anormalidade. O representante do Ministério Público informou que recebeu nesta semana os laudos das vistorias feitas na semana anterior pelos órgãos estaduais, e que todos foram enfáticos em afirmar que não se constatou nenhuma anormalidade na obra, ratificando a impossibilidade da ocorrência de uma grande enchente na cidade por uma possível ruptura da estrutura utilizada para represar a água. Ainda de acordo com Scarpelini, o Corpo de Bombeiros fez uma recomendação para que a empresa elaborasse um plano de ação em caso de eventual problemas futuros, o que seria um procedimento normal neste tipo de obra em qualquer lugar do país. A Defesa Civil também pediu para que o município estruture um braço do órgão na cidade e para que a Firenze Energética promova um plano de ação emergencial (PAE), solicitando ainda uma inspeção técnica a ser feita pelo engenheiro responsável e que seja emitido um parecer de responsabilidade técnica da barragem.

O promotor de justiça disse que aparentemente não notou nenhum problema nesta quarta-feira, mesmo com o volume de água provocado por conta das chuvas que caem na região nos últimos dias. “Está tudo normal e penso que não há motivo para preocupação, isso é só um procedimento de rotina para que possamos monitorar a finalização das obras e assim tranqüilizar nossa população” disse.

Neurilan Fraga disse que está tranqüilo em relação ao que pode ver pessoalmente mais uma vez, e até por conta dos laudos emitidos pelos órgãos que na semana passada estiveram em conjunto avaliando a veracidade de uma informação que não se confirmou. “Viemos aqui mesmo debaixo de chuva para que pudéssemos ver qual o impacto dessa água na estrutura e verificamos que se encontra tudo normal. Não existe motivo para dúvidas e temerosidade, vejo que a população pode ficar tranquila” destacou ele.

Um laudo datado em 17 de Janeiro e assinado pelo Superintendente da Defesa Civil no Estado de Mato Grosso, Tenente Coronel BM Agnaldo Pereira de Souza, referente a visita técnica realizada na Santana I, afirma que não fora constatado aparentemente nenhuma irregularidade, ou seja, não foi identificado patologia que comprometesse a barragem. O documento frisa que além do maciço (estrutura principal da PCH), foi vistoriado o vertedouro e o sistema adutor da usina. Os técnicos da defesa civil constataram apenas um pequeno vazamento de água, visto que não estava completamente impermeável, no entanto no momento da vistoria, uma equipe da construtora já estava tomando as medidas necessárias para solução do problema. Mas ressalta que o vazamento não compromete a estrutura e a segurança da obra. Ao final concluiu que a barragem da pequena central hidrelétrica Santana I, encontra-se em situação normal de operação, não corroborando com a informação do dia 11 de Janeiro de que havia ruptura na estrutura.

O documento recomenda que a administração efetive sua Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, bem como, mobilização da população local, com intuito de transmitir orientações voltadas para questões como enchentes, alagamentos e outros tipos de incidentes que o município possa estar vulnerável.

Acompanharam a visita o defensor público da Comarca de Nortelândia, Ademilson Navarret Linhares e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ruberley Gomes de Rezende.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/104290/visualizar/