Nível do rio Vermelho sobe e ameaça famílias em Rondonópolis
A população ribeirinha de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) está em alerta pois o Rio Vermelho ultrapassou a cota de alerta e chegou a 5,04 metros na tarde de ontem (20). Das 160 famílias ribeirinhas, 50 correm o risco de serem atingidas pela água. Até o final da tarde, a Defesa Civil tentava retirar as 3 famílias que mais apresentavam situação de riscos, mas elas preferiram aguardar para ver se o nível da água baixava. O Ginásio Marechal Rondon está à disposição para atender possíveis vítimas de enchente.
O coordenador da Defesa Civil do Município, Messias Cardoso, explica que apesar da chuva ser fraca em Rondonópolis, choveu muito na madrugada de quinta-feira na cabeceira do rio, em Poxoréu. Na manhã de ontem o rio já apresentava 4,84 metros de profundidade. Corpo de Bombeiros e diversas secretarias da prefeitura foram mobilizadas para prestar atendimento se necessário.
O índice considerado de alerta para o Rio Vermelho é de 5 metros, por isso a Defesa Civil e a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) estão monitorando o nível da água a cada 10 minutos. "Se for preciso vamos remover as famílias para um local seguro".
Ontem a chuva parou de cair na cabeceira, mas a água não baixou devido aos vários afluentes. "É provável que esteja chovendo nesses locais". Mesmo em estado de alerta, o coordenador afirma que os moradores da região central de Rondonópolis não devem temer alagamentos ou enchentes, pois os córregos não apresentam perigo. A última enchente causada pelo Rio Vermelho aconteceu em 2009, mas não causou estragos à cidade.
Comentários