Brotas e outros 15 municípios do estado receberão treinamento para planejar e fortalecer a atividade turística
MTur lança projeto de gestão em São Paulo
O Ministério do Turismo (MTur) inicia nesta quinta-feira (20/01), em Brotas (SP), o piloto do projeto Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos no Estado de São Paulo. O objetivo da ação, que será realizada em 16 municípios paulistas, é qualificar os gestores locais e fomentar o desenvolvimento e a interação entre as regiões turísticas. Será uma oportunidade também para a apresentação dos resultados do Estudo de Competitividade – pesquisa que mede o estágio de desenvolvimento do turismo nos destinos brasileiros.
“Por meio desse projeto, os municípios terão a oportunidade de receber orientações técnicas para aumentar sua capacidade de planejamento e de atuação conjunta com os destinos vizinhos, fortalecendo a atividade turística”, explica a coordenadora-geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro. Segundo ela, o projeto prevê também a organização da governança local e de formação de um Comitê Gestor do turismo local.
Durante a reunião, entre representantes do MTur, Instituto Marca Brasil (IMB) e gestores locais de turismo, será apresentado o resultado da pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizada em Brotas. A avaliação é a mesma que foi realizada, em parceria com o Sebrae, nos 65 destinos indutores do desenvolvimento regional.
Inovações – O projeto prevê outros módulos com reuniões de análise, planejamento, discussão de novos conceitos (gestão, competitividade e liderança), e desenvolvimento de metas e indicadores para o trabalho que será feito nos municípios. Haverá ainda a apresentação do Sistema de Gestão (SG), que vai monitorar programas, projetos e ações relacionadas ao turismo em todo o país. “Esta nova ação, inserida no Programa Nacional de Regionalização do Turismo, será implantada em 50 destinos brasilieiros”, revela a coordenadora do MTur.
Os municípios paulistas incluídos no projeto são: Aparecida, Atibaia, Bananal, Brotas, Campos do Jordão, Cananéia, Guarujá, Iporanga, Itu, Panorama, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Sebastião e São Vicente.
Comentários